Ageuniara

Araraquarenses querem mais restaurantes vegetarianos

Por: GABRIELA FERNANDA DI MARCO PARIS

15/05/2012

Em Araraquara (SP), as opções de comidas vegetarianas se tornam cada vez mais difíceis. Ativistas, veganos e vegetarianos que cuidam de sites e blogs sobre comida natural, saúde e vegetarianismo publicaram um anúncio solicitando que, em Araraquara, existam mais opções de pratos naturais.

Na cidade, o único restaurante que fornece comida natural, oriental e vegetariana, está localizado na Rua 5. De acordo com os vegetarianos da cidade, o restaurante é o único que fornece opções de comida sem carne.

O responsável pelo restaurante, Alex (que prefere o anonimato), afirma que é expressivo o número de clientes vegetarianos que vão ao restaurante. “A busca é constante e, então, todos os dias montamos vários pratos com soja no lugar de carne, além de prepararmos sempre comidas orientais”, afirma.

Segundo ele, o restaurante não oferece nenhum alimento que tenha carne, apenas comidas orientais e a base de soja. O restaurante é o mais procurado e indicado pelos vegetarianos.

A família que fundou o restaurante é também vegetariana. Eles vieram de Taiwan e resolveram montar o restaurante em Araraquara.

Alguns vegetarianos alegam que outros restaurantes da cidade fornecem apenas alguns pratos sem carne e publicaram em sites, sobre vegetarianismo, que pretendem criar cardápios para os vegetarianos, ou até, futuramente, montar outro restaurante com comidas naturais.

“Sempre procuro dar opções quando vou a algum restaurante, dizendo que seria interessante outros pratos com comidas sem carne. Sinto falta de mais opções e, em Araraquara, é difícil encontrar”, comenta a vegetariana e vendedora de uma concessionária,Patricia Assunção.

“Sei que aqui na cidade é difícil achar comidas vegetarianas, deveriam abrir novos restaurantes. Eu, por exemplo, sempre me alimento em casa e acompanho amigos em restaurantes e é difícil eu mesmo comer alguma coisa fora”, afirma o advogado Daniel Mastroiano,que também é adepto do vegetarianismo.

A advogada Camila Floter afirma que já pensou em abrir um restaurante na cidade, mas que, por outros motivos, não deu certo. "Mas sim, aqui na cidade, não temos opções favoráveis, e quando tem alguma coisa, sempre vem um pouco de carne. O erro dos restaurantes está em não informar no cardápio que tal prato também contém carne. Já me dei mau várias vezes por conta disso. Eles deveriam abrir novos restaurantes com mais opções para os vegetarianos”, opina.

As pessoas interessadas em saber mais sobre comida vegetariana, receitas e opções de pratos podem acessar os sites: www.guiavegano.com.br ou www.vegetarianismo.com.br. Os dois sites são de vegetarianos de Araraquara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/