Ageuniara

Projeto Posto de Rua completará 10 anos de atuação na cidade de São Carlos *

Por: ANA PAULA DE SOUZA CORREIA

20/04/2012

O Posto de Rua “Eurípedes Barsanulfo” desenvolve aos domingos trabalho voluntário com pessoas em situação de rua na cidade de São Carlos (SP). O encontro é realizado na praça da catedral, no centro da cidade, das 9 horas até por volta das 11 horas.

Na praça, os voluntários reúnem-se com os assistidos e iniciam as atividades com um bom lanache. Fazem uma prece, em seguida ministram uma palavra de conforto, coragem, além de fazer um bate papo sobre assuntos relacionados à saúde. Executam pequenos curativos e entregam mantimentos e roupas.

O voluntariado

O trabalho de um voluntário baseia-se em renúncias, amor, doação, carinho, transmitir coisas positivas ao próximo que necessita de uma mão amiga. A estudante de biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Scheila Nagamatsu (24 anos), declara que apesar de conhecer o projeto há tão pouco tempo, sente-se feliz em ajudar o próximo. “Muitas vezes podemos pensar que estamos fazendo pouco, mas muitas vezes um sorriso, atenção que é o que muitos querem que alguém os ouça, muda o dia da pessoa. Eles sentem-se amados e ficam feliz com cada gesto de carinho que recebem”, afirma.

“Não se trata de um projeto assistencialista. O objetivo é fazer com que os moradores de rua sejam aceitos pela sociedade. Nossa maior alegria é ver o sorriso no rosto de cada um deles, isso é muito gratificante, saber que eles sentem-se felizes por estar no projeto todos os domingos”, declarou o empresário Aristóteles William Árabe, de 34 anos, que faz parte do projeto há cerca de 8 anos.

A advogada Karina afirma que o voluntário do projeto é treinado a conversar olho no olho, chamar pelo nome, ouvir as histórias, as necessidades, ser um ombro amigo. "Com isso eles [moradores] se reconhecem como seres humanos, pois a sociedade os trata como bichos", completa.

* Matéria originalmente produzida para o jornal Vitral

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/