mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Prefeitura de São Carlos oferece curso de construção civil para mulheres

Por: DANIELE DE CASSIA MEROLA

13/04/2012

Teve início no dia 16 de março no Saguão do Paço Municipal de São Carlos, o curso gratuito de construção civil para mulheres. Inicialmente foram abertas 150 vagas, preenchidas por ordem de inscrição dentre as 277 que se inscreveram. Outras 140 aguardam em lista de espera.

A duração do curso será de dois anos, dois dias semanais. As aulas são práticas e teóricas, ministradas no Centro Público de Economia Solidária. A FESC emitirá o certificado de conclusão, embora a Prefeitura tenha contratado os monitores que atuam nas aulas.

Alguns dos tópicos abordados durante o curso são: Economia Solidária, Matemática Básica, Comunicação e Expressão, Relações de Gênero, Assentamento de Tijolos, Regularização de Paredes e Pisos, Aplicação de Cerâmica e Assemelhados, Instalações Hidráulicas e Carpintaria Estrutural.

Durante o curso as mulheres receberão um kit de material de estudo, um kit de ferramentas, uniformes, alimentação, vale transporte e, para as que tiverem filhos, um espaço com monitoria para as crianças.

De acordo com Raquel Auxiliadora dos Santos, chefe da Divisão de Políticas Para Mulheres, o objetivo do curso é promover a inclusão social, visando a autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade sócio-econômica e, prioritariamente, as vítimas de violência doméstica.

Com o curso, espera-se que essas mulheres ampliem as possibilidades de trabalho e renda, capacitando-as para a atuação qualificada no trabalho da construção civil.

Raquel ressalta que, historicamente, as mulheres foram discriminadas em relação aos homens no mercado de trabalho e ainda hoje persiste essa divisão. Trabalhos realizados por mulheres geralmente são menos valorizados social e economicamente. "Dessa forma, o projeto quer mudar essa realidade, inserindo as mulheres em espaço antes só ocupado por homens e que atualmente está em plena expansão", explica Raquel Auxiliadora.

Quando o curso for concluído, as formadas integrarão a Central de Trabalhadoras e Trabalhadores Autônomos (CTA), que será criada junto ao Centro Público de Produção em Economia Solidária, em fase final de construção.

Para Roberto Chaves Pereira de Souza, diretor da RPS Engenharia Ltda, “vai ser muito importante qualificar mais trabalhadoras mulheres para o mercado de trabalho, pois hoje há falta de profissional qualificado para a construção civil". Chaves considera que as mulheres são mais detalhistas e melhores para acabamento e afirma que contrataria mulheres para trabalhar em algumas de suas obras.

O projeto, denominado “Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia”, é desenvolvido pela Prefeitura de São Carlos em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - Divisão de Política Para as Mulheres, Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e Departamento de Economia Solidária da Fundação Educacional São Carlos (FESC). Quem financia a iniciativa é a Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/