Ageuniara

Religiões atraem jovens com cursos e retiros evangelizadores

Por: JONATAN LUAN DE OLIVEIRA DUTRA

13/04/2012

Em um mundo com tanta violência, discriminação e sem amor ao próximo, as diversas religiões arrumam um jeito de atrair os jovens para evangelizar e lhes mostrar como é importante o amor a Deus e à família em suas vidas. A AGEUNIARA, entrou em contato com representantes de diferentes religiões para ver o que fazem para se aproximar dos jovens.

Duas dirigentes do curso de evangelização católico, o Escalada, o qual atrai jovens de todas as idades, dizem ter como principal tema a família. “Nós, no tempo que eles passam aqui, tentamos orienta-los sobre a importância que a família tem em nossas vidas e fazemos isso através de palestras, brincadeiras e pedimos que os familiares, escrevam cartas para os jovens cursistas”, explica Daiane Caroline, uma das dirigentes do curso.

O Escalada acontece, geralmente, duas vezes ao ano, uma entre março e abril e a outra em setembro e outubro. “O curso já chegou a ter 117 jovens no ano passado e cada vez aumenta o numero deinteressados. A média de idade varia entre 14 e 25 anos”, diz Daiane.

Larissa Mariano, que já foi cursista em 2010 e hoje é dirigente do curso, disse que é um impacto muito forte na primeira vez. “Cada palestra é um ensinamento diferente, é uma emoção muito grande. Os três dias que passamos ali é como se estivéssemos em família; sentimos a presença de Deus e fazemos grandes amizades. É muito gostoso estar ali, é um fim de semana totalmente inédito que passamos”. O próximo Escalada está marcado para os dias 27, 28 e 29 de abril.

Na religião Evangélica, os retiros são realizados em feriados prolongados para aproximar os jovens. São conhecidos como acampamentos e tem duração, geralmente, de três dias. Acontecem nos feriados de Páscoa, Carnaval e Ano Novo e são organizados para aproximar o jovem do convívio espiritual.

Os acampamentos buscam também "fortalecer a fé em Deus e distanciar o jovem das ações seculares, como uso de bebida alcoólica e outros tipos de drogas. Também organizamos, aos sábados, atividades direcionadas aos jovens, como músicas, jogos e atividades recreativas sobre um tema bíblico”, diz Marcus Schalk, um dos coordenadores dos retiros e colaborador regional de música do Evangelho Quadrangular.

Além dos retiros da cidade, também acontecem os regionais, ou até estaduais. O evento é patrocinado por grupos de música gospel como "Diante do Trono", "Toque no Altar", "Ofina G3", "Hebrom" e outros que cooperam com o encontro. "Dessa forma a Igreja Evangélica busca trazer de forma afetiva os jovens para o convívio religioso sem que haja aversão ou inversão de valores”, completa Schalk.

O Espiritismo é uma religião mais discreta. Os espíritas não fazem eventos específicos para atrair os jovens. “Focamos o ensinamento com as crianças que frequentam os centros espíritas desde pequenos com seus pais, fazendo uma educação espiritual", diz Marcia Dutra, seguidora da religião e coordenadora de um dos centros espíritas da cidade. Não existe qualquer tipo de retiro envolvendo o espiritismo, o que fazem mesmo é “educar” essas crianças para que entendam o objetivo da religião.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/