Ageuniara

Exposição com obras de mulheres artistas chega à 9ª edição

Por: FABIANNE SOUSA FARIAS

16/03/2012

Com o tema “O Olhar da Mulher Artista”, a Secretaria da Cultura e a Fundart, de Araraquara (SP), realizam a 9ª edição de uma exposição que reúne obras das principais artistas plásticas da cidade.

Juty Oliveira, que já participa desde as primeiras edições, afirma que é um privilégio ser convidada para expor suas obras. “Para quem está inserido nesse universo da arte e quer tornar seu trabalho conhecido, é importante participar de salões, exposições, tudo o que tiver oportunidade”, comenta.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Euzânia Andrade, “este projeto é uma tentativa de promover artistas locais e achar caminhos para que a população se envolva com atividades culturais”.

Pietra Verbena também já participa da exposição há alguns anos e conta que através deste projeto o seu trabalho ganhou mais visibilidade. Ela já mandou suas obras para Espanha, Áustria e Portugal, incluída no Circuito Internacional de Arte Brasileira. “Sou apaixonada pela escultura. O meu primeiro trabalho foi uma mulher, em tamanho natural, sentada, com ramos cravados no peito”, conta.

Nesta 9ª edição, há quatorze mulheres expondo suas obras. Itaiana Battoni é uma delas. Nascida em Amparo(SP), diz que já é uma Araraquarense de coração. Morando aqui há mais de dez anos, ela conta que desde criança sempre gostou de desenhar e fez curso durante oito anos e, aos 16, ganhou sua primeira medalha, participando de um evento em Cambuquira-MG. Também já mandou seu trabalho para o Circuito Internacional de Arte Brasileira e, atualmente, além de participar de eventos culturais, ministra aulas de desenho em sua casa, onde tem seu próprio ateliê.

Para Itaiana, o artista tem que ter sensibilidade, paciência e observação, olhar o trabalho do outro e poder se inspirar. “É um trabalho que é feito por prazer, não é uma profissão que dá dinheiro, mas cada obra que a gente produz é um sonho realizado”, afirma.

Quando questionada sobre esse mercado de trabalho em Araraquara, Pietra Verbena comenta que “sempre há esse tipo de eventos na cidade e ajuda-nos bastante a divulgar o nosso trabalho; mas deveria haver um espaço fixo, uma galeria, onde pudéssemos expor nossas obras”.

Luana Pessin, estudante do Ensino Médio e visitante da exposição, diz que acha muito interessante esse universo das artes plásticas e gosta especialmente de esculturas. “Através da arte a gente aprende a olhar à nossa volta de outra maneira, ampliando nossa visão de mundo e enxergando outras realidades”, conclui.

A exposição foi aberta no último dia 8 e vai até 31 de março, na Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”. Rua São Bento, 909 - centro.

Os horários para visitação são de segunda a sexta, das 9h às 22h e aos sábados, das 9h às 13h.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/