mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Blogueiro de Araraquara se torna colaborador de importante revista de rock

Por: DANIEL SIDNEI MASTROIANO

09/03/2012

O paulistano de nascimento e araraquarense por opção, Christiano Kobal Oliveira Dias de Andrade, de 32 anos, blogueiro e estudante de Jornalismo, se tornou colaborador de uma das maiores referências jornalísticas quando o assunto é rock pesado, a revista Roadie Crew.

Christiano é apaixonado por rock/metal há pelo menos 25 anos, quando adquiriu o gosto graças ao “boom” do rock brasileiro na década de 80. Porém, foi a influência do irmão mais velho que o levou a apreciar o lado mais extremo do estilo musical.

O aficionado por música agressiva começou a escrever resenhas sobre seus discos favoritos, e teve então a ideia de publicá-las. Daí surgiu, há pouco menos de um ano, o blog “Som Extremo”, especializado em bandas do chamado underground.

Christiano confessa que no início sua intenção era conseguir cds gratuitos com bandas e gravadoras, mas, tomou gosto pelo hobby e passou a levá-lo mais a sério, principalmente depois que o número de acessos aumentou. O sucesso do blog o levou a se tornar colaborador do maior site de rock/metal do país, o Whiplash, entre muitas outras realizações.

Entretanto, a maior conquista do hoje araraquarense foi tornar-se também colaborador da revista Roadie, considerada a maior e mais influente publicação brasileira impressa sobre rock/metal. A publicação cobre quase cem por cento das bandas de Rock pesado nacionais, sendo uma verdadeira referência para qualquer fã do gênero.

Christiano conta que já teve cerca de quinze resenhas publicadas e duas entrevistas, inclusive com destaque na capa da edição de fevereiro deste ano, o que o deixa orgulhoso. ”Eu, poder estar colaborando e fazendo o que mais gosto, é indescritível!”

Sobre as dificuldades em escrever a respeito de um assunto tão específico quanto rock/metal, Christiano entende que é necessário conhecer e dominar o tema, como em qualquer outra área. “Já escuto barulho há quase duas décadas, digamos que eu até entenda alguma coisa sobre isso”.

Ele ainda ressalta a importância da Internet: “Hoje a internet facilitou tudo. É possível encontrar muito material sobre o que se quer falar. Logo, depende de cada indivíduo o quanto quer se dedicar a essa atividade fabulosa que é escrever. Obviamente que a boa Língua Portuguesa é essencial para qualquer texto!”

O blogueiro ainda conta que as pessoas ficam espantadas quando descobrem que ele é adepto do rock pesado e demoram a acreditar que gosta disso. A maioria imagina o estereótipo de uma pessoa cheia de tatuagens, cabeluda e fazendo cara de mau, se vestindo de preto e, por vezes, invocada e drogada.

Christiano, que cursa Jornalismo atualmente mas já se graduou em Imagem e Som pela UFSCar e em Publicidade e Propaganda apela Uniara, quando perguntado a respeito de suas perspectivas profissionais, é bem realista. Apesar de sonhar em um dia sobreviver exclusivamente de seu talento para escrever sobre rock pesado, sabe que isso não é possível e não tem nenhuma grande expectativa a respeito. “Faço isso por amor à barulheira”.

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Christiano pode acessar o seu blog (www.somextremo.blogspot.com) ou o site da revista Roadie (www.roadiecrew.com).

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/