mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

APAJA reforma canil e aumenta espaço para animais abrigados

Por: TAMIRES FERNANDA BAPTISTA FRASSON

24/02/2012

Com mão de obra e materiais disponibilizados pela Prefeitura Municipal da cidade, APAJA (Associação Protetora dos Animais de Jaú) consegue reformar o canil neste começo de ano. O prédio vinha tendo problemas com infiltração, ratos e com a chuva. Foram feitos reparos no piso e telhado, melhorias nos alambrados e construção de mais seis baias.

O prédio estava em situação precária. Com as novas baias construídas, os animais machucados, doentes e com crias poderão ser distribuídos de uma maneira mais saudável. Para o futuro, a presidente da Associação, Meire Durante, e os voluntários almejam a doação de um novo terreno, já que o espaço é pequeno para a quantidade de animais abrigados.

A Prefeitura também colabora com uma verba mensal de R$ 1.700, além de um pequeno suporte oferecido com vermífugos, castrações e atendimentos na Clínica Veterinária Municipal. O Prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV) afirma que não há possibilidade de aumento na verba.

A APAJA existe desde 1995 e trabalha com voluntários não remunerados e doações da população. O principal objetivo da Associação é resgatar os animais das ruas e prestar atendimento em geral. Os voluntários também atendem a denuncias de vizinhos que sabem das más condições em que alguns animais vivem, como violência imposta pelos seus próprios donos. Estes são recolhidos e abrigados pela Associação até encontrarem um lar com um dono responsável.

Para isso, as feirinhas de adoções estão espalhadas pela região, mas há critérios para adoção. "Em nossas doações costumamos manter contato com os adotantes, fazer visitas a fim de saber sobre a adaptação do animal e verificar as condições em que o animal está. Além disso, o adotante assinará um termo de responsabilidade pela posse do animal", explica a presidente da Associação, Meire Durante.

Hoje estão abrigados mais de cem cães e alguns gatos, mas apenas dez voluntários trabalham, assumindo a verificação das denúncias, adoções, doações, resgates e na limpeza do canil.

Além do repasse mensal da Prefeitura, a APAJA complementa o orçamento com a venda de camisetas e adesivos doados por alguns patrocinadores. Realiza também eventos chamados de "chás beneficentes". Um desses eventos acontecerá em março, organizado para a cidade de Jaú e região. Será um bingo com convites a R$ 10, os quais serão trocados por três cartelas. Os prêmios são doações de voluntários e patrocinadores.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/