mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Associação dos Carroceiros de Araraquara cria projeto para nova sede

Por: ISABELA CARDOSO DE FREITAS MENDES

29/11/2011

A Associação Regional dos Carroceiros e Criadores de Animais (ARCCA), de Araraquara (SP), planeja inaugurar sua nova sede, localizada na Chácara Flora, no mês de janeiro do próximo ano. O local foi arrendado e, se fez necessário, devido à criação do novo projeto de resgate de animais, o Centro de Apoio Sócio-Ambiental(CASA).

O projeto, que já existe na cidade de Novo Hamburgo (RS), consiste em resgatar e cuidar dos cavalos e burros que foram maltratados e abandonados pelos seus donos. Antes, os animais iam para o Centro de Zoonoses e, uma pessoa que provasse ser a dona, poderia retirá-lo de lá.

Porém, com o projeto, o animal será recolhido pela equipe da ARCCA e levado ao sítio, onde receberá todos os cuidados e tratamentos, para então, poder ser adotado por algum ruralista que atenda às condições e os requisitos.

A ARCCA, que existe desde 2003 e foi registrada em março de 2008, conta com o apoio de uma equipe ao projeto, que será responsável, inicialmente, por cuidar da saúde dos animais. Ela será formada pelo biólogo André Gotardo Jóia e pelo veterinário Alexandre Edgar Rizzo, com coordenação de Clarina de Souza Genaro.

A Associação ainda está tentando duas parcerias, uma com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que hoje é responsável pela saúde do animal, para que, após ser recolhido, ele seja responsabilidade do município, e outra, com a Associação dos Médicos Veterinários de Araraquara, para facilitar e acelerar o trabalho.

O presidente da associação, Jair Apolinário, conta que a ARCCA firmou um acordo com a Universidade Estadual Paulista(UNESP) de Jaboticabal(SP), de que os exames que os animais necessitarem serão realizados por eles. “Mas ainda queremos conseguir outras coisas com a parceria que fizemos”, afirma.

“O espaço, que era o mais importante, nós já conseguimos. Já levantamos as primeiras baias, mas ainda estamos em obras. Está certo que ainda está em fase embrionária, mas nós sabemos que dará certo sim.”, acrescenta.

O carroceiro José Antônio Salvador, mais conhecido como Zé Mineiro, acredita no projeto. “É muito bom saber que ainda existem pessoas que sabem lidar com a criação dos animais, que querem ajudar, porque hoje em dia parece que só sabem maltratá-los”, afirma.

Apolinário ressalta que é preciso ajuda do poder da mídia e do poder público, para que as fiscalizações sejam efetivadas. “É preciso que todos colaborem com as denúncias, para que o projeto caminhe com sucesso”, conclui.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/