mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Bandas gaúchas de rock fazem sucesso em São Paulo

Por: PAULA DOS SANTOS

28/10/2011

Mesmo com centenas de bandas famosas, pequenas e até aspirantes a músicos no estado de São Paulo, as bandas gaúchas de rock ganham a cena e viajam mais de 1.200 Km para atender aos fãs paulistas. Este é o caso da banda “Cachorro Grande” e também de outras bandas independentes como a “Delittus” e a “Doyoulike?”. Os motivos do sucesso são variados, desde o sotaque diferente até as letras mais elaboradas e menos fúteis, como disseram os fãs. A Delittus é formada por três jovens músicos de Novo Hamburgo, John Menger, de 21 anos, Burn Eidelwein, 24, que também cursa Publicidade e Propaganda e Fell Rios, 22, que é estudante de Jornalismo e coordena a produtora “Plug Music”, que auxilia a banda. Eles já tocaram mais de 50 vezes na capital de São Paulo e também no interior, como em São Carlos, Barra Bonita e Itapetininga. A banda pretende voltar em novembro para o lançamento do clipe da música “Teu Silêncio”, que está sendo finalizado. Segundo os integrantes, o público sempre foi muito receptivo, desde o primeiro show em 2009, que foi em Santo André. “A galera canta nossas músicas, conhece o nosso som e curte o show”, disseram eles. O sucesso entre os fãs paulistas é grande, tanto que o maior fã clube da banda é de Guarulhos.

Julia Gonzalez, que montou o “Delittus BR”, não perde um show da banda e divulga em rádios e também na internet. “A gente entregou o CD deles em várias rádios daqui, fizemos panfletos para entregar no ônibus e sempre estamos ajudando na divulgação”, afirma a estudante. Ela se apaixonou pela banda desde a primeira vez que a ouviu. “O show deles é insano de tão bom, sou apaixonada pelas músicas desses gaúchos”, brinca Julia. Outra banda que chama a atenção dos paulistas é a Doyoulike?, formada por quatro músicos, Leornardo, Gustavo, Érico e Leandro, que se dedicam totalmente à música. “Temos alguns projetos paralelos, mas nossa vida é inteiramente dedicada à banda”, afirma Leonardo.

Eles já fizeram oito shows no estado e pretendem voltar em dezembro. Para eles, o público também foi receptivo, o sonho deles era tocar em São Paulo e conhecer os lugares que eles só conheciam pela visão de outros. “Lembro do nosso último show na OUTS. Foi demais, me senti tocando em casa, estou ansioso pela quarta visita”, afirma Leonardo Em Araraquara, a Doyoulike já encanta alguns fãs do Rock e cria ansiedade. O estudante João Paulo, de 22 anos, usa as músicas da banda no “Projeto Smile”, que ele mesmo criou. A proposta consiste em fazer as pessoas darem um simples sorriso com uma música ou uma conversa. “Tem gente que fica muito em casa, muito no computador e precisa de mais contato, precisa sorrir mais”, afirma. João reune os irmãos e amigos, um violão e vão a praças e locais públicos tocar algumas músicas, principalmente as da banda gaúcha. “Adoro o som deles, mas o que me fez virar fã da banda são as letras, que não são superficiais”, conclui João Paulo. A divulgação das bandas é feita principalmente pela internet, por meio das redes sociais, como Twitter, Facebook, Myspace, Palco Mp3, Site, Blogs, Sound Cloud e outras. “Utilizamos todas as mídias possíveis; é preciso estar em todos os lugares ao mesmo tempo”, afirma a Delittus.

As bandas estão sempre em contato com os fãs e também fazem promoções. “As pessoas vão ouvindo, vão gostando e vão passando. Nós temos nossa arte para oferecer, quem se identifica, leva consigo e passa adiante”, explica a Doyoulike?. As bandas também vendem CD’s, camisetas, bottons e adesivos. A Doyoulike? preza pela autonomia e vende os produtos nos shows, mas em breve reativará a loja online também, no www.doyoulike.com.br. A Delittus lançou um novo site recentemente e disponibiliza o download do CD “Resistência” com um sistema interligado ao Twitter, o “Pay with a Tweet”. O interessado baixa o arquivo e uma mensagem é publicada no perfil dele, o que ajuda na divulgação. Além disso, o CD pode ser comprado nos shows e pelo site www.delittus.com.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/