mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Centro de Cultura Afro oferece atividades em São Carlos

Por: ANA PAULA DE SOUZA CORREIA

11/10/2011

O Centro Municipal de Cultura Afro de São Carlos(SP) desenvolve uma série de atividades voltadas para a comunidade.

Segundo José Ricardo Marques dos Santos, que é Chefe de Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o objetivo é promover a interação, a troca de experiências, o enriquecimento de conhecimentos sobre a cultura afro e toda sua história.

Um espaço que chama a atenção da comunidade é a Sala de Africanidades, que tem o objetivo propiciar meios para que a população entre em contato com as raízes histórico- culturais da sociedade brasileira.

De acordo com Santos, na sala é oferecido um espaço para exposições de ações escolares desenvolvidas na rede municipal relacionadas à Educação para as Relações Étnico-raciais.

Ele explica que a sala serve também de ambiente de pesquisa e estudo para a aquisição de conhecimentos, além de construir um espaço interativo, oficina e laboratório sobre a cultura afrobrasileira.

“A proposta da casa é trazer todos os elementos que são ligados à cultura africana e afro brasileira aqui no nosso país. Oferecemos com alguma frequência cursos diferentes ligados à história da cultura brasileira e à história da população negra no Brasil” relata Marques.

No mês de setembro foram realizadas diversas atividades uma delas foi a “Oficina Ritmos Africanos”, que teve como objetivo divulgar os ritmos africanos que influenciaram a música brasileira, dentre eles o Vamunha, Semba, Ijexá e Aquere.

Durante a oficina os alunos aprenderam a fazer o seu instrumento, bem como, dominar toques básicos de cada ritmo.

"Estou amando participar do projeto.Vim para cidade há tão pouco tempo, mas já me sinto parte da família sãocarlense. É maravilhoso conhecer outras culturas ainda mais a cultura negra que tem muito a nos ensinar”, diz Luana Tavares, que é formada em artes cênicas.

Saiba Mais

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos está localizado no Centro de São Carlos na Rua Dona Alexandrina 844 (esquina com a Rua 13 de Maio). Telefone: (16) 3371-8886. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 13h às 20h e aos sábados das 13h às 17h.

Importância

O Centro Municipal de Cultura Afro é uma parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), que foi inaugurado em São Carlos (SP) no mês de novembro de 2006.

O local homenageia uma importante figura do movimento negro de São Carlos, Odette dos Santos, que é conhecida como dama do samba.

São oferecidos cursos, palestras, oficinas entre outras atividades relacionadas à arte e cultura e tem atraído de crianças a adultos.

No local, além das oficinas, os alunos e a população podem participar de aulas de dança como Hip Hop e Ballet.

O Centro de Cultura que foi fundado no mês da Consciência Negra, trata-se de um novo equipamento cultural que está aberto à comunidade, pois o local é projetado para atender a diversidade artística e cultural de São Carlos.

No Centro de Cultura existem espaços temáticos onde são desenvolvidas ações e projetos como a Sala de Africanidades, o Espaço Hip-Hop e a Sala Expositiva de Artes.

O local também é dotado de auditório, sala de audiovisual e sala de dança onde é desenvolvido o Projeto Dançar.

Fonte:http://www.saocarlos.sp.gov.br

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/