Ageuniara

CRAJ representa inclusão social para jovens pirangienses

Por: NATÁLIA DOS SANTOS PIROLA

11/10/2011

O CRAJ (Centro de Referência e Apoio à Juventude), localizado no município de Pirangi (SP), é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo possibilitar a inclusão dos adolescentes em atividades socioeducativas através de ações voltadas à proteção e a diminuição da vulnerabilidade social dos adolescentes e suas famílias e contribuir para o seu ingresso no mercado de trabalho.

Criado em 1985, com o nome de Associação do Trabalhador Mirim para atender as exigências da nova Legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), teve seu nome modificado e passou a ser denominado CRAJ quando o estatuto também se modificou, no ano de 1999.

Semanalmente, a entidade recebe voluntários do município e região que ministram palestras ou cursos de temas diversos e de grande importância, como SEBRAE, BANCO DO POVO e outros profissionais de diversas áreas. Também são ensinadas atividades como dança, capoeira, educação física, computação, curso de secretariado, curso de desenho artístico e artesanato.

Os jovens que participam dos projetos recebem alimentação cedida pela prefeitura municipal, que colabora com o Centro desde sua implantação no município. O CRAJ conta ainda com uma horta orgânica que é mantida pelos adolescentes que frequentam os projetos. Eles vendem o que produzem para arrecadar fundos e manter a instituição em funcionamento. A coordenadora do CRAJ, Carla Monaro, explica que a maior dificuldade encontrada no trabalho desenvolvido está na empregabilidade dos jovens.

“Uma cidade de interior com cerca de 10 mil habitantes não consegue oferecer a mesma empregabilidade que uma cidade grande como São Paulo, por exemplo. Isso se dá pelo menor número de parceiros, funcionários, fornecedores e patrocinadores que acabam impactando no resultado final”, afirma a coordenadora.

Mesmo com essas dificuldades de localização e oportunidades de emprego, o CRAJ ingressou, no final do ano passado,no mercado de trabalho, grande parte dos seus alunos que se formaram no curso de Corte e Solda em parceria com o projeto Pescar. Alguns continuaram trabalhando com Corte e Solda e outros foram encaminhados para outras áreas dentro do município.

Exemplo disso é o jovem Rodrigo Caramello, de 16 anos, que atualmente trabalha como Jovem Aprendiz na Cooperativa de Crédito Rural Credicitrus. Ele participou dos projetos desenvolvidos pelo CRAJ por três anos e durante esse período trabalhou como recepcionista na prefeitura municipal.

Segundo o jovem, o Centro representou uma oportunidade de capacitação profissional gratuita e, consequentemente, de emprego. Graças ao CRAJ, que o inseriu no mercado de trabalho, Caramello conseguiu o atual emprego e pôde continuar os estudos.

Para fazer parte do Centro de Referência e Apoio à Juventude, basta ter entre 14 e 18 anos e procurar a coordenadoria da instituição pelo telefone (17) 3386-1606.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/