mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara inicia campanha de cadastramento para doação de medula óssea

Por: JÉSSICA PALÁCIO ARRAES

04/10/2011

A Secretaria de Saúde de Araraquara(SP), em parceria com o Hospital do câncer de Barretos(SP), iniciou uma campanha para cadastramento de pessoas interessadas em doar medula óssea. A campanha acontece entre os dias 3 a 8 de outubro e 24 a 29 de outubro.

Para ser doador de medula óssea basta ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde, não possuir doenças oncológicas e não possuir o vírus HIV. O cadastro é feito com os dados da pessoa disposta a doar e é coletada uma amostra de 5 a 10 ml de sangue, que serão enviados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea(REDOME), no Rio de Janeiro (RJ).

Caso haja um paciente que tenha o sangue compatível com o do doador, ele será contatado e questionado se ainda está disposto a doar. Se estiver, passará por uma bateria de exames antes da doação.

Há duas maneiras de doar a medula: a periférica, em que o doador toma um remédio para que as células da medula migrem para as veias e a coleta é parecida com a doação de sangue, este é o método mais comum; e a direta, em que o doador é anestesiado e as células são retiradas diretamente com uma seringa na região do quadril.

Para o coordenador de Saúde do Adulto da Rede Básica de Saúde, Marco Antônio Caetano, a única perspectiva de cura das pessoas que sofrem de câncer é a doação de medula, pois no Brasil há cerca de 2.000 pessoas que precisam de transplante. O coordenador afirma que o cadastro é importante para que haja mais possibilidade de haver um doador compatível no banco de dados e que doar medula óssea é uma atitude de amor ao próximo.

Maria de Fátima Reis se cadastrou para ser doadora e afirma que ficaria muito feliz de saber que poderia salvar uma vida.

Saiba por que é importante se cadastrar

Segundo a Secretaria de Saúde de Araraquara, a compatibilidade de medula óssea entre dois irmãos é de apenas 25% e de pessoas não aparentadas é de uma em cem mil. Por isso a necessidade de ter um banco de dados com muitos doadores, para que haja maior probabilidade de compatibilidade e de cura para muitas pessoas que vêem no transplante de medula óssea a única esperança para a cura.

Locais para cadastro

3 a 8 de outubro: Savegnago Supermercados, Extra Supermercado, Supermercado Patrezão (unidades 3 e 4), Supermercado Ricoy e Supermercado 14.

24 a 29 de outubro: Savegnago Supermercados, Extra Supermercado, Supermercado Patrezão (unidades 3 e 4), Supermercado Ricoy, Supermercado 14, Poupa Tempo, Panificadora Pão da Terra, Terminal de Integração, Praça de Santa Cruz, Casa da Cultura e Parque Infantil.

Fonte: Secretaria de Saúde de Araraquara



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/