mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Serviço de geolocalização leva o usuário online para o mundo offline

Por: PAULA DOS SANTOS

03/10/2011

O “Apontador” surgiu há onze anos com o propósito de criar um serviço de georreferenciamento usando a tecnologia de geolocalização e a mobilidade do celular. O projeto pioneiro veio antes de serviços utilizados hoje, como o Foursquare, porém, utiliza mídia social como banco de dados para levar o usuário do mundo online para o offline.

O serviço fornece informações sobre restaurantes, hotéis, bares, lojas, farmácias, eventos e outros locais de todo o Brasil. Além do número do telefone e endereço, o site também fornece um mapa, resultado de uma parceria com o MapaLink. Além da similaridade com uma lista telefônica, o Apontador permite que o usuário se cadastre para poder dar opiniões e notas sobre os lugares que visitou, gerando interação entre os visitantes.

O co-fundador e Chief Technology Officer (CTO) Rafael Siqueira cursava engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) quando se envolveu com o projeto e abandou o curso. Ele afirma que as redes sociais são essenciais para o serviço. “Podemos ver os locais que a pessoa visita, do que os amigos dela mais gostam e fazer indicações de acordo com os gostos da pessoa”, explica.

O site firmou parceria com o serviço de microblog Twitter para poder oferecer informações com base na localização da pessoa. Além deste serviço de banco de dados, o site também aparece entre os primeiros nas buscas de serviços de buscadores como o Google, sempre que algum lugar ou endereço é pesquisado. Por exemplo, se uma pessoa digita “Pizzaria São Paulo Avenida Paulista”, uns dos primeiros resultados da busca que aparecem é do Apontador.

Além de oferecer para os estabelecimentos anúncios para o serviço de localização no site, o Apontador também trabalha em parceria com serviços de ofertas, radares, trânsito, postos de combustíveis e rodoviários, que podem ser usados na versão mobile, facilitando o trajeto do cliente até o local desejado. O aplicativo está disponível para o sistema operacional da Apple, da Blackberry, do Windows e também do Android.

Segundo Siqueira, o tráfego do site ultrapassou 12 milhões de visitantes únicos por mês, com base nos dados do Google Analytics. “Enchemos cerca de quatro estádios do Maracanã por dia, o que equivale a quase 400 mil visitas diárias”, brinca Rafael. Além de uma página no Facebook com mais de 3.500 pessoas que ‘curtiram’, uma conta no Twitter com quase três mil seguidores e uma conta no Foursquare, a startup também mantém um blog com dicas de locais para se hospedar, restaurantes para visitar e outras informações relevantes para eventos importantes, como no último Rock In Rio.

Rafael ressalta a importância das redes sociais para aprimorar o serviço do Apontador. “Além de oferecer informações para o banco de dados, também podemos divulgar lugares e eventos pelo nosso Twitter ou pelo Facebook, assim como mudanças nos nossos aplicativos e na versão mobile”, afirma. O CTO ressalva que a ideia pioneira da startup não foi prejudicada pelas novas redes sociais, ao contrário, que isso o ajudou ainda mais. “Não queremos competir, queremos unir forças para oferecer um atendimento cada vez mais personalizado”, completa.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/