mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Novas ferramentas online alavancam carreira de escritores

Por: RODOLFO FERNANDES DA SILVA

26/08/2011

Poetas encontram na internet novas formas de divulgar seu trabalho. Após a ascensão e esquecimento dos blogs individuais, sites coletivos dão novo ânimo ao segmento.

A arte da poesia sempre esteve presente na sociedade. Alguns já nascem com a vocação para poeta. Tem aqueles que nunca escreveram uma simples composição, mas basta uma paixonite para que também comecem a produzir, mesmo por pouco tempo. E é claro, os que não tem talento nenhum, mas não sabem disso.

Até há pouco tempo, para os que decidiram enveredar por esse caminho, e queriam ter suas obras lidas além do próprio círculo social, não havia muitas opções. Mas com a popularização da internet, isso mudou drasticamente.

Primeiro foram os blogs que deram o impulso inicial, sendo criados milhares deles, alimentados por poetas ávidos por atenção. Alguns tiveram sucesso, conquistando e fidelizando um bom número de leitores, porém a maioria continuou sendo lida somente pelos amigos, sem conseguir grande evolução. Mas o ramo evoluiu mais uma vez e novas e efetivas soluções foram encontradas.

Viu-se de pronto que raramente um poeta sozinho consegue produzir em quantidade e com qualidade suficiente para satisfazer um leitor regular. Então, clubes de escritores online foram criados. Nesses clubes qualquer pessoa pode se cadastrar e publicar seus poemas, contos, histórias, piadas, etc.

Com a diversidade do material publicado, eles atraem dezenas de milhares de visitantes diariamente, algo quase impensável para um blog “amador”. O conteúdo fica protegido contra cópias, existe um ranking diário com os textos mais lidos e os leitores podem comentar sobre a publicação.

Para o escritor e compositor Eliezer dos Santos, essas ferramentas além de divulgarem os trabalhos, ajudam o artista a entrar em sintonia com o mercado. “Eles são comunitários, quem quiser entra e publica. Você ganha uma página sua, pode escrever frequentemente ou de vez em nunca. Não há necessidade de ficar atualizando pra manter seguidores, porque sempre tem alguém no site, escritor ou não", explica Eliezer.

Impressão sob medida

Porém, mesmo com o aparato tecnológico, o sonho de publicar um livro ainda permanece forte entre os escritores. Eliezer Santos confessa que ainda alimenta esse sonho:

"Publicar um livro físico, imagino que seja o sonho de qualquer um que se aventure pelas letras. Acho que o livro ainda é importante, mas não essencial pra poesia".

E a internet mais uma vez trouxe solução para quem tem esse sonho. Há vários sites que produzem livros sob demanda e de forma totalmente gratuita. O escritor envia seu livro de forma digital (em arquivo de texto), eles editam, produzem a arte da capa e colocam à venda no site.

O livro é impresso um a um, conforme as vendas. O site fica com uma parte do valor como pagamento do seu trabalho e repassa ao autor uma porcentagem sobre as vendas. Alguns desses sites mantém convênio com livrarias e chegam a imprimir e colocar à venda por conta própria os que alcançam maior sucesso.

Para os que gostam de manter um estoque físico, eles produzem pequenas quantidades com desconto para o autor, sendo possível com pouco mais R$ 1 mil ter a obra em mãos, pronta para ser vendida ou presenteada. Isso pode ser importante para quem precisa divulgar um tema pouco conhecido, mas que acredita no poder de sua obra.

Com tantas opções de divulgação, os poetas e escritores tem conseguido conquistar a independência e a liberdade para produzir e vender seus trabalhos sem depender de editoras, que durante muitos anos decretaram o fim ou o aborto de muitos talentos.

Serviço

Endereços onde é possível publicar poesias:

www.euautor.com.br e www.recantodasletras.com.br

Editora online, para publicação de obras sob demanda: www.clubedeautores.com.br.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/