Ageuniara

Pesquisa quer conhecer as causas do efeito estufa na pecuária

Por: ANA PAULA DE SOUZA CORREIA

14/06/2011

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está realizando em São Carlos (SP) e em outras cidades do Brasil, um projeto chamado Rede PECUS para conhecer quais são os impactos da pecuária sobre o efeito estufa nos diferentes biomas brasileiros. O aumento das emissões GEE (Gases de Efeito Estufa) na atmosfera é apontado como uma das principais causas das mudanças climáticas e do aquecimento global.

O objetivo da Rede PECUS é contribuir para a competitividade e sustentabilidade da pecuária brasileira, por meio do desenvolvimento e organização de pesquisas na qual estime a participação dos sistemas de produção agropecuários na dinâmica dos GEE.

O projeto também colabora para o aprimoramento de normas e mecanismos de garantia da qualidade, da segurança e da rastreabilidade dos produtos pecuários.

“A partir da adoção de sistemas integrados e melhores técnicas de manejo, é possível reduzir a emissão desses gases”, explica a doutora e pesquisadora Patrícia Perondi Anchão Oliveira, líder do projeto.

Ela explica que a Rede PECUS está estudando a dinâmica desses gases em sistemas de produção, em busca de uma pecuária sustentável, pautada pelos aspectos econômico, social e ambiental.

Segundo ela, para que essas técnicas façam parte das políticas governamentais voltadas ao setor, é preciso determinar o nível das emissões dos sistemas tradicionais e o potencial de mitigação (redução de emissões e remoção de GEE da atmosfera) dos sistemas bem manejados, em âmbito nacional.

Alguns dos resultados esperados pela rede de pesquisa são: estimar a contribuição dos diferentes sistemas de produção brasileiros na dinâmica dos gases de efeito estufa (GEE), indicar sistemas de produção mais competitiva e sustentável, indicar práticas nutricionais, ingredientes ou aditivos que diminuam a emissão dos gases metano, contribuir para a preservação de importantes biomas brasileiros, como o Pantanal e a Caatinga.

Ainda de acordo com Patrícia a REDE PECUS foi idealizada no ano de 2009 por um grupo de pesquisadores e professores universitários durante uma reunião em Ribeirão Preto (SP).

"O objetivo da reunião era discutir sobre os níveis da emissão de gases de efeito estufa na pecuária e o potencial de redução e emissões de GEE na Atmosfera",lembra.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/