Ageuniara

Bancos de praças contam a história da publicidade e do comércio de Araraquara

Por: DAVI MARQUES PASTRELO

31/05/2011

Em muitas praças e espaços públicos,de Araraquara(SP), encontram-se, no encosto de bancos, propagandas que preservam a história da propaganda e do comércio da cidade e da região. São anúncios que datam das décadas de 40, 50, e 60.

Muitos dos telefones estampados nos bancos contam com apenas três dígitos, além de estarem grafados de maneira antiga, “Telephone”. Nesses bancos, também é comum encontrar nomes de famílias que “ofereciam” esses bancos à comunidade.

Boa parte desse patrimônio se perdeu devido à revitalização de praças e espaços públicos, é o caso da “Esplanada das Rosas” em frente à prefeitura com a demolição do Teatro Municipal, na década de 60, e da Praça "Pedro de Toledo",na década de 90, onde não restou nenhum banco antigo com propaganda.

Locais como a praça de fronte à Igreja Matriz, onde existem cerca de 30 bancos com números de telefones antigos, o jardim Público (Praça Independência)da Rua 5 (Rua Voluntários da Pátria), com cerca de 30 bancos, a Praça das Bandeiras e o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto)figuram entre alguns dos locais, mais antigos, onde pode-se encontrar esses bancos. É possível que existam bancos desse tipo também em praças localizadas em bairros mais antigos da cidade como a Vila Xavier e o Carmo.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/