Ageuniara

Natação paraolímpica de Araraquara insere portadores de deficiência no esporte

Por: JÉSSICA PALÁCIO ARRAES

06/05/2011

A Secretaria de Esportes de Araraquara, por meio da Fundesport, realiza treino de natação para portadores de deficiência no Complexo Aquático da Ferroviária, sempre de terça a sexta-feira. Os atletas disputam competições regionais e nacionais e já trouxeram medalhas para a cidade.

Araraquara ocupou o segundo lugar na classificação dos Jogos Regionais de 2010, realizados em Sertãozinho, e terceiro lugar nos Jogos Abertos de Santos. Alex Viana é o destaque da equipe e, segundo a Fundesport, tem índice para disputar as paraolimpíadas.

Podem participar do treino de natação portadores de qualquer deficiência, basta estar cadastrado em Instituições como a Para D.V.( Associação para Apoio e Integração do Deficiente Visual), e a Udefa (União dos deficientes físicos de Araraquara). Caso não seja cadastrado em nenhuma instituição, o interessado deve se dirigir à Secretaria de Esportes de Araraquara e se informar sobre o que deve fazer para participar da equipe de natação.

O cadastro é necessário devido à avaliação para classificação funcional dos atletas, que é feita para que as disputas sejam realizadas entre nadadores com características semelhantes. Deficientes visuais que enxergam apenas vultos não podem competir com atletas que nada enxergam, por exemplo.

Mesmo quem ainda não sabe nadar pode fazer parte da equipe de natação da Fundesport. Antes de começar a treinar o atleta passa por uma iniciação para que depois seja treinado para disputar campeonatos.

O treinamento oferecido é o mesmo para a natação convencional, assim como as provas disputadas nas competições. Para Adalberto Grifoni, gerente de projetos especiais da Secretaria de Esportes, é importante que os portadores de deficiência estudem em escolas regulares e pratiquem esportes. Desta maneira são incluídos em atividades convencionais e se socializam no contato com outras pessoas. Adalberto diz que, com a natação, os portadores de deficiência têm uma melhora significativa em sua qualidade de vida.

Segundo Alex Viana, a natação têm mudado sua vida, “tanto no aspecto físico, porque uma atividade física traz muitos benefícios, como no aspecto social, porque eu posso conhecer pessoas novas. A minha independência melhorou também, porque eu saio sozinho, vou para as competições sozinho", afirmou.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/