mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Matão cria pontos de coleta para lixo eletrônico

Por: MARCOS VINICIUS LEÃO

12/04/2011

Com os avanços tecnológicos acabamos adquirindo muitos produtos eletrônicos. Porém, quando não há mais utilidade ou se quebram, o que fazer com esse lixo eletrônico?

Em Matão(SP) existem vários pontos de coleta desses resíduos como, por exemplo: a prefeitura, Casa da Cultura e escolas públicas e particulares que também fazem a sua parte.

A Sociedade Vegetariana de Matão preocupando-se com o problema disponibilizou diversas urnas em estabelecimentos comerciais. Também o Banco Real, sempre parceiro em várias ações dessa natureza, realiza o programa Papa-Pilhas, além de lojas autorizadas que vendem celulares também recebem as baterias após a sua substituição. Já as lâmpadas fluorescentes são recebidas pela prefeitura e os computadores que ainda estão em bom estado são enviados para escolas de forma que sejam aproveitados o máximo de peças possíveis.

Conhecidos também como e-lixo, esses materiais são perigosos à saúde e ao meio ambiente e exigem cuidados especiais em seu descarte, pois possuem na sua composição metais pesados altamente tóxicos.Fazem parte desta categoria: pilhas, baterias, computadores, celulares, televisores, CD’s, DVD’s, rádios, lâmpadas fluorescentes, entre outros.

De acordo com moradores matonenses, o descarte seletivo é muito importe, pois além de prevenir a contaminação também faz com que as pessoas exerçam seus deveres de cidadão.

Após o processo de coleta os materiais são enviados a empresas devidamente licenciadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(CETESB), que fazem o trabalho de descontaminação e reciclagem. “É muito importante que a população se conscientize e colabore fazendo o descarte ambientalmente correto”, ressalta Maria Bellintani Ourique de Carvalho, que é diretora do Departamento de Meio Ambiente de Matão.

O governo também se preocupa com a causa. Recentemente, foi sancionada pela Presidente da República, Dilma Roussef, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei essa que obrigará fabricantes, produtores e importadores de resíduos "especiais", onde estão incluídos os aparelhos eletro-eletrônicos e lâmpadas fluorescentes a coletarem e darem o melhor destino para seus produtos descartados pelos consumidores, processo conhecido como logística reversa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/