mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquarense comanda site de rock reconhecido nacionalmente

Por: CHRISTIANO KOBAL OLIVEIRA DIAS DE ANDRADE

12/04/2011

O jornalista e músico Matheus Vieira é responsável por um dos mais completos sites de rock/metal do país, o www.novometal.com, que recebe mensalmente milhares de visitantes de todas as regiões brasileiras.

O jovem, formado no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e apaixonado por música, conta como se interessou pelo site e começou a trabalhar nele. “Quando estava no primeiro ano da faculdade, procurava muitos sites voltados ao rock para ler informações sobre as bandas que curto. Quando conheci o site do Novo Metal, imediatamente entrei com contato com Edson Rocha, criador e proprietário do site. Trocamos figurinhas, e finalmente passei a escrever para o Novo Metal”, conta Vieira, que há alguns anos é diretor geral e redator do site.

E o rapaz é tão apaixonado pela música, que escreve resenhas de CD’s, DVD’s, shows, além de notícias e entrevistas com bandas, tudo sem receber dinheiro algum. Como ele reforça, faz mesmo é por amor à música. "Tem vezes em que o pessoal me chama para sair, mas explico que preciso atualizar o site, escrever algum texto, e por aí vai. Afinal, tem muitas pessoas que acessam o site esperando para ver o que coloquei de novo lá”, explica o jornalista, que deixa bem claro que é o que o anima a continuar no site.

Seu funcionamento depende diretamente do material que gravadoras e bandas independentes enviam a Vieira. “Quando chegam novos CD’s, imediatamente passo a resenhá-los, para colocar os textos no ar assim que possível. Esse é um dos motivos da grande credibilidade que o site possui hoje”, fala o editor.

O Novo Metal aceita colaboradores para escrever resenhas ou mandar notícias sobre as bandas, mas como Vieira faz quase tudo no site, tem pouco tempo para ler com mais calma os textos dos voluntários. “Quem quiser mandar notícias para o Novo Metal deve dar uma boa lapidada no texto, deixá-lo mais claro e objetivo possível, pois devido à correria, fico com o tempo curto para editá-los”, diz.

Mesmo assim, faz questão de dizer que tudo o que o site oferece tem atualização diária. Segundo o jornalista e músico, os diferenciais do Novo Metal estão em ”priorizar textos bem escritos, e sempre fazer tudo com humildade e principalmente imparcialidade”.

Mesmo com esse veículo de comunicação tão acessado, Vieira se entristece com as dificuldades para mantê-lo. “É aquela coisa, ainda hoje, o rock/metal é visto com certo preconceito, e como conseqüência, acho que muitas vezes meu trabalho não é reconhecido como se deveria”, desabafa.

Além de notícias sobre rock/metal, o site tem colunas que abordam assuntos diferentes da música, como uma que fala sobre cotidiano, outra sobre cinema, mas também colunas de cunho educacional, como uma que ensina a tocar guitarra. “E ainda pretendo aumentar o conteúdo desse material, para enriquecer o site mais e mais”, entusiasma-se o diretor do site.

Usuários

Dois usuários do endereço eletrônico - Jeancarlo de Souza e Flávio Moretti, ambos estudantes e músicos – comentam sobre o conteúdo do Novo Metal. “O site é completo e o melhor de tudo é que não está situado nos grandes centros e capitais, ou seja, mostra que o interior também tem potencial em se tratando de música alternativa, mais especificamente o Heavy Metal”, empolga-se Souza.

Moretti não fica atrás: “Uma das coisas que me chama a atenção no site é o design da página. Em outros endereços de Internet, sempre encontro layouts confusos, diagramações feias, mas para mim o Novo Metal já começa bem por aí, pela preocupação em mostrar de forma atraente a informação que buscamos. Sem contar que tem várias matérias bacanas e releases bem interessantes”, observa.

Em 2010 o site comemorou dez anos no ar, “e com as melhores futuras perspectivas possíveis. O Novo Metal cresce cada vez mais, e sempre será movido pelo coração”, finaliza Vieira.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/