Ageuniara

Projeto leva conhecimento e educação para crianças e jovens carentes

Por: DEBORA CAMARGO

10/03/2011

Ibitinga (SP)conta com um projeto social permanente em prol de crianças e adolescentes carentes.Conhecido como “Biblio-Trocando” é desenvolvido por integrantes do Interact Club (grupos de adolescentes de 14 à 18 anos, patrocinados por um Rotary Club).

O principal objetivo é levar conhecimento e educação, através da leitura, como forma de tentar ajudar a sociedade. Também visa dar à crianças e adolescentes carentes acesso fácil ao maior número de livros possíveis de forma rotativa.

O “Biblio-Trocando”, que teve início em março de 2007,completará quatro anos de assistência na cidade.O projeto se fortalece com o apoio de 35 Interactianos que se disponibilizam para promover campanhas de arrecadação de livros anuais, cadastrar entidades que tiverem interesse em recebê-los entre outras ações desenvolvidas pelos mesmos.

Os livros, que são arrecadados em campanhas anuais, após serem relacionados e marcados, são entregues por um prazo determinado de um ano para escolas e entidades cadastradas que tiverem interesse em receber o acervo.

Terminado o prazo é realizada nova campanha para arrecadação de mais livros com a colaboração da entidade que anteriormente os recebeu.

O projeto surgiu em Ibitinga, através do Interact Club, ganhou um prêmio de melhor projeto na área da educação ao distrito a qual pertence. O prêmio foi conquistado no ano de 2007/2008 durante a 14ª EDI (Encontro Distrital de Interact), ocorrido nos dias 31 de março e 01 de abril de 2007,em Votuporanga(SP).

Considerando que o projeto teve inicio em março de 2007 este ano será beneficiada a 4ª entidade da cidade, sendo que as primeiras entidades beneficiadas foram: AMUI (Associação Mulher Unimed De Ibitinga), APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Casa da Criança (Orfanato local).

A coordenadora da AMUI (Maria Carolina Endres Longhini), acredita que ao minimizar os efeitos da falta de leitura com projetos sociais tais como o “Biblio-Trocando”, o Interact Club forma cidadãos conscientes e comprometidos com o semelhante, com o seu país e com o mundo.

Para Conrado Quintero Neto, um dos idealizadores do projeto,a leitura desperta nas pessoas maior senso crítico , auxilia na escrita e na incorporação de novas palavras no vocabulário, desenvolvendo a fala e a argumentação.

"A leitura é essencial para a formação da criança e do adolescente, mas ela está sendo substituída gradativamente pela internet e por jogos de vídeo game”,observa. É nesse contexto que o projeto entra em ação trabalhando na educação dessas crianças e adolescentes.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/