Ageuniara

Estudantes da Uniara participam do Projeto Rondon em 2011

Por: ANDREZA CRISTINA PALANCA CAMARGO

17/11/2010

Universitários da Uniara e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participarão, entre 21 de janeiro e 6 de fevereiro de 2011, do Projeto Rondon. Os estudantes permanecerão no município sergipano de Riachão dos Dantas desenvolvendo atividades assistenciais e sociais.

Além de Riachão dos Dantas outros vinte municípios do estado de Sergipe vão receber as atividades do Projeto Rondon.

As atividades que envolverão a Uniara e a UENP fazem parte do que é chamado "Operação Siri", em Riachão dos Dantas, interior de Sergipe.

O grupo de estudantes da Uniara, composto de oito pessoas, é chefiado pelo professor Dr° Denilson Teixeira e recebe apoio do professor assistente Gabriel Arroyo. É a primeira vez que a Uniara participa do Projeto Rondon.

Serão 14 dias de trabalho com a comunidade, desenvolvendo atividades em diversas áreas.Foram selecionados alunos de comunicação social, pedagogia, administração, biologia, medicina, nutrição, psicologia e engenharia bioenergética.

Segundo o professor Denilson, os problemas levantados assemelham-se muito com as questões de grande parte dos municípios paulistas: saneamento básico, resíduos sólidos, drogas e gravidez entre adolescentes.

A participação da Uniara trará bons frutos em relação a parcerias interinstitucionais, visibilidade e, sobretudo na formação pessoal e profissional da equipe,acredita Denilson.

História do Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon foi criado durante a ditadura militar em julho de 1967.

O objetivo da primeira operação do Projeto Rondon intitulado “O Militar e a Sociedade Brasileira” foi promover o contato de estudantes universitários com o interior do pais, desenvolvendo atividades assistenciais em regiões carentes e isoladas.

A principio, as atividades do Projeto Rondon abrangiam apenas a área da saúde. No ano de 1989, quando foi extinto, mais de 350 mil estudantes de todo pais haviam participado do projeto.

Retomado pelo Governo Federal, o Projeto Rondon foi reformulado e oficialmente relançado pelo presidente Lula, em janeiro de 2005, no município de Tabatinga, estado do Amazonas.

O Exército Brasileiro define a região que necessita de mais atenção e a partir dessa triagem é feita a distribuição das atividades nas regiões carentes.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/