Ageuniara

Programa de Internet gratuita atinge 6,7 mil cadastrados

Por: FELIPE TURIONI MARTINS

03/11/2010

O programa de Internet gratuita da cidade de Araraquara atingiu em outubro mais de 6,7 mil cadastrados, de acordo com os números do Comitê Gestor do Internet Para Todos, que foi lançado em março.

Com uma velocidade média para os usuários que chega a 134 Kbps, no período de pico chega a cair a 80 Kbps, mas a qualidade não é perdida, de acordo com Júlio César da Cruz, técnico de informática do programa. A estabilidade se deve ao bloqueio a alguns sites, que poderiam atrapalhar o tráfego de dados. A limitação também promove mais segurança durante a conexão.

Sites como os de pornografia e de pirataria online estão na lista dos proibidos. “Esse bloqueio é feito para deixar livre a banda de conexão e evitar tráfego desnecessário”, explica Júlio. Os usuários não têm acesso, por exemplo, a sites de hospedagem de conteúdo irregular, como "RapidShare" e "4shared", que facilitam o download ilegal de músicas e filmes, e a salas de bate-papo, que possuem espaços para interessados em sexo.

De acordo com Luiz Zacarelli, secretário de Governo e membro do comitê do programa, isso não pode ser considerado censura. “Estamos de acordo com lei municipal, que exige o bloqueio a esse tipo de sites. Bloqueamos sites por grupos que ofereçam risco e não acrescentem nada a essas famílias”, explica.

Entre os sites mais visitados pelos usuários da internet gratuita estão o "YouTube", o "Orkut", além do programa de conversas instantâneas MSN. São os mais utilizados em todo o Brasil, o que comprova a proposta de incluir digitalmente parte da população, sem deixar que corram riscos.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/