Ageuniara

Sorema completa cinqüentenário em Matão

Por: ALEXANDRE POMPEO

21/09/2010

Algumas coisas se parecem com bons vinhos: quanto mais velhas, melhor. E o mesmo acontece com a Sociedade Recreativa Matonense (Sorema), que completa no dia 7 de outubro de 2010 seus 50 anos de existência em Matão. Sendo palco de inesquecíveis apresentações desde a década de 60, o clube chega ao século XXI contando vantagem e histórias cuja memória está viva na cabeça dos mais antigos associados.

Aliás, na memória dos antigos diretores e sócios, a história da Sorema se confunde com a da cidade, retomando tempos nos quais o clube ainda era simplesmente um barracão, paredes de bambu e madeiramento de eucalipto. Ele começou simples, em 1960, e foi acumulando feitos ao longo de sua trajetória com o apoio incondicional das Diretorias Executivas. A construção da piscina começou efetivamente em 1962, com pouco dinheiro e trabalho duro, no qual dois irmãos fizeram a abertura do buraco para a piscina, praticamente sozinhos. E,de lá para cá, muitos eventos fizeram a glória do clube.

Segundo Cecília Comparini Pardo, sócia desde os primeiros tempos da Sorema, algumas destas realizações envolveram grandes surpresas para o público. “Quando houve a inauguração da natação para a Sorema, estive lá, no primeiro dia. Mas o que mais me marcou mesmo, foi quando as Mulatas do Sargentelli vieram para cá. O grupo se apresentava somente em cidades maiores e todos temiam que elas viessem com roupas muito curtas, inapropriadas para a época. Seria um show típico das boates, teatros, o que fazia o povo ter medo de uma apresentação ousada. Finalmente, puseram as cadeiras e aumentaram o palco e foi um dos melhores eventos que a Sorema fez, a coisa mais linda que eu vi por lá nos bons tempos”, explica.

Além disso, o carnaval do clube também foi outro destaque, sendo relembrado por Osvaldo Vanin. “Do final da década de 70 ao início de 80, o que a gente sempre recorda com carinho são os bailes de carnaval, em que ficávamos à beira do lago. Enquanto os salões eram abertos, só com as colunas e a cobertura, tínhamos um acesso quase direto ao lago. Era um ponto de encontro para as famílias matonenses. Mas uma vez também tivemos a presença de Chico Anísio no clube, que agradou bastante”, revela.

E agora, após tantos anos e realizações, o clube promove novas melhorias, com vistas à comemoração do cinqüentenário.De acordo com o atual presidente da Sorema, Paulo Antoniosi, os sócios serão contemplados com uma grande obra, que irá se juntar a outras já realizadas durante 2010. “Depois da inauguração do restaurante e a reforma dos vestiários, procederemos à construção do ginásio poliesportivo. Como já temos os projetos arquitetônicos prontos, faremos o lançamento da pedra fundamental na comemoração do cinqüentenário do clube e isso é motivo de muito orgulho para nós”, conclui.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/