Ageuniara

Cientistas usam Física para definir novo código da música

Por: ERICA PAULA NASCIMENTO

09/06/2010

Um programa de computador desenvolvido por pesquisadores da USP e UFSCar tem a missão, ainda não concretizada, de acabar com as atuais, e subjetivas, definições de gêneros musicais. Em seu lugar, propõem novas classificações mistas e mais precisas.

A Pesquisa analisou 400 músicas, geralmente classificadas em uma das seguintes categorias: Rock, Reggae, Bossa Nova ou Blues. Após analisá-las em formato MID – que fornece uma espécie de partitura digital – a equipe detinha-se sobre a percussão.

Os modelos desenvolvidos permitiram um estudo visual de como ocorrem, e com que frequência, as rotações rítmicas. Com a extração dessas medidas, nasceram subgêneros, abolindo as classificações tradicionais, ou seja, a batida é mais importante que o gênero normalmente apontado.

"É Como se encontrássemos um protótipo do que seria o ritmo do rock, por exemplo. Começamos por estes gêneros por serem muito conhecidos e por serem de grande facilidade para colher amostras em MID, mas o modelo criado é capaz de analisar qualquer gênero musical", explica Débora Correa, doutoranda da USP e responsável pela pesquisa.

De acordo com Débora, o programa criado pela equipe não pretende substituir a boa e velha análise de ouvido. As abordagens existentes na literatura para classificar o ritmo não são sempre claras, alerta Débora. Quando analisamos de acordo com os modelos desenvolvidos, eliminamos essa subjetividade. A divisão, antes intuitiva, torna-se racional.

A Equipe arrisca-se até a sugerir de que forma suas descobertas podem ser empregadas no cotidiano. A mostra de que o ritmo é uma assinatura surpreendentemente distinta sugere que seu uso pode ser incorporado como um recurso de busca em plataformas de música.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/