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Concurso público para TV USP atrai mais de 800 candidatos

Por: LAÍS FRANÇOSO

09/06/2010

Mais de 800 candidatos se inscreveram para o concurso público destinado a selecionar profissionais para o projeto de expansão da TV USP. Os campi envolvidos no projeto são os de Piracicaba, Bauru e Ribeirão Preto.

Jornalista e analista de comunicação (com ênfase em produção audiovisual) foram as profissões requeridas pelo concurso. As provas de Múltipla Escolha e as provas dissertativas serão aplicadas no dia 13 de junho de 2010 e terão a duração de 4 horas cada uma, sendo a primeira às 8 horas e a segunda às 14 horas.

O maior número de inscritos ocorreu para as duas vagas de Ribeirão Preto, com 225 candidatos. A capital paulista, que também abriu as portas para novos profissionais na TV USP, ultrapassou os 280 interessados. O motivo para esse número ser maior é que, além da própria região contar com milhões de habitantes, existe uma infinidade de cursos em diversas faculdades e, consequentemente, muitas pessoas formadas em busca de um espaço no competitivo mercado de trabalho.

O campus de São Carlos, apesar de não ter entrado nessa primeira fase de concursos, está incluído no projeto da Rede USP de TV. Segundo Ana Paula Chinelli, diretora de jornalismo da TV USP, devido à enorme quantidade de campi que a instituição possui, não há como implantar núcleos da TV USP em todas as cidades ao mesmo tempo.

Por isso, optou-se por começar por Piracicaba, Ribeirão Preto e Bauru. “A TV USP em São Carlos é a próxima a ser criada, com previsão para o segundo semestre de 2010”, divulga Chinelli. Para completar, ela afirma que, sendo um campus com importância tanto regional quanto nacional, assim como os outros, a Rede USP de TV vai se beneficiar muito da produção do núcleo local e, ainda, poderá conhecer melhor a produção científica, intelectual e artística que é feita na USP em São Carlos.

Aqueles que forem selecionados para preencher a única vaga existente para cada carreira receberão um salário de R$ 2.492,00 (para o jornalista com 30 horas semanais de trabalho) e R$ 3.323,00 (para o produtor de audiovisual com 40 horas semanais de trabalho).

Para isso, terão como função básica redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Essas são as características da TV USP, uma emissora universitária que produz e exibe programas sobre temas atuais, relevantes aos alunos, docentes, funcionários e público em geral, aproximando a produção científica e cultural da Universidade de São Paulo das experiências da sociedade.

Camila de Araújo, coordenadora do curso de Design Digital da UNIARA, é adepta da idéia de que não é porque a pessoa ingressou em um concurso público que ela deve se acomodar. Pelo contrário, no caso do Design Digital, por exemplo, assim como todas as outras profissões, tem de haver um comprometimento muito grande em estar sempre se aprimorando, principalmente com relação às novas tecnologias. “Fora isso, é muito vantajoso ter uma estabilidade como essa; mas, para conseguir ser o escolhido pela universidade conhecida como de primeira linha, é necessário pelo menos um ano de estudos, além de uma bagagem acadêmica de qualidade e de experiências pessoais que contribuam para o bom desempenho no novo trabalho”.

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