mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Escolas públicas preparam alunos para o futuro

Por: NAIRA PASCHOAL

25/05/2010

Preocupadas com os futuros eleitores, as escolas públicas preparam seus alunos, todos os anos, através do grêmio estudantil.

Neste ano, dois acontecimentos em destaque são: a Copa do Mundo, na África do Sul e as eleições 2010. Fatos que influenciam as escolas públicas.

Os alunos formam as chamadas "chapas" subdivididas em: presidente, vice-presidente, tesoureiro,secretário de cultura, secretário de educação e dois suplentes.

As chapas apresentam suas prospostas e fazem uma companha política, divulgam seu grupo e um mês depois, das propagandas políticas realizadas, em cada sala de aula, há a votação.

O objetivo dos grêmios estudantis é que a chapa vencedora represente os interesses dos alunos junto aos administradores da escola e que os alunos possam cobrar medidas dos colegas eleitos."Quando há a votação, o intuito é fazer com que os alunos pensem em qual grupo possa melhor representá-los.Assim inconscientemente, eles já criam uma conciência crítica para quando forem eleitores", afirma Francisco Talarico, diretor da escola Lucy, em Ibitinga(SP).

"Os grêmios fazem com que essas crianças aprendam a escolher e desenvolvam o senso crítico, não apenas na hora de escolher seus representantes mas, também, em qualquer outra escolha que tenham que fazer na vida", afirma a socióloga Cleonice Borali.

“Fazer parte do grêmio estudantil traz responsabilidades, somos cobrados quase todos os dias e os outros alunos nos tratam de uma maneira diferente, como se fôssemos políticos de verdade”, afirma o aluno,Gustavo Carvalho,de sete anos,tesoureiro do grêmio vencedor de uma das escolas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/