Ageuniara

Liga de combate ao câncer elege nova diretoria

Por: ANDRE LUIZ RAMOS MARUM

12/05/2010

Após muito tumulto e contestações, a Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) elege nova diretoria. A confusão ocorreu porque o grupo de antigas voluntárias da entidade é contra as alterações.

Pelo novo estatuto, uma nova diretoria deve tomar posse a cada três anos, não podendo mais a presidência se perpetuar por décadas como vinha acontecendo.

Sem conseguir revogar a alteração, elas retiraram a candidatura e a eleição ocorreu com chapa única, resultando na escolha de Luís Arib Nacir como novo presidente da Lacca. A discussão começou porque o grupo opositor acredita que com as transformações no contrato social, a entidade passa a ter características de empresa.

Apesar da contestação, segundo o promotor Raul de Mello Franco Júnior, que participou da reunião, as mudanças são legítimas e estão amparadas pelo Código Civil, e que eram necessárias para garantir o andamento da entidade. A mudança, de acordo com Franco Júnior, foi necessária para legalizar a instituição

No final de 2009, a antiga presidente da entidade, Maria Aparecida Curti, renunciou ao cargo após denúncias de irregularidades e de desvio de dinheiro vindo de doações. Essas denúncias estão sendo investigadas pelo MInistério Público e o processo corre em segredo de justiça.

Com a renúncia foi formada uma diretoria de transição com a ajuda de Maria Augusta Mendonça Lupo, que de vice passou a presidente da Lacca e, semanas depois, passou a presidência provisória para Nacir.

A entidade ajuda, atualmente, 82 famílias com doação de cestas básicas, leite, transporte e auxílio com medicação. A renda provém de doações obtidas em ações de telemarketing, realização de bazares e festas.

A nova diretoria planeja implantar atendimento jurídico e psicológico, a retomada dos investimentos e a ampliação do Departamento de Telemarketing, já que este foi o mais afetado com as denúncias de irregularidades. A liga está sendo totalmente informatizada, para que haja maior controle nas doações e nas áreas administrativas e financeiras.

As famílias que precisarem de atendimento da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer devem ligar no telefone (16) 3311-6700 ou comparecer na sede da instituição, na Av Bento de Abreu, 789.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/