Ageuniara

Região espera mais uma edição do Araraquara Rock

Por: VITOR HUGO FRANCESCHINI DE CARVALHO

20/04/2010

Araraquara(SP) sediará,no mês de julho, um dos maiores festivais de rock do país, o Araraquara Rock.Este ano o festival, que mostrou grande evolução desde que surgiu em 2002, promete ser maior e melhor e contará com quatro dias de duração. O evento tem realização prevista para os dias 8, 9, 10 e 11 de julho, as atrações ainda não foram divulgadas.

Segundo informações do jornalista Iatici Brunetti,um dos organizadores do evento, no site www.araraquararock.com.br,“a primeira edição aconteceu em 2002 apenas com bandas da cidade, e hoje recebe material de artistas do país inteiro, contando com representantes de quase todos os estados do Brasil”.

Ainda, de acordo com ele, o evento é realizado,por meio de uma parceria entre a Secretaria da Cultura e a Fundação de Arte e Cultura de Araraquara(Fundart) e já contou com diversos grupos e artistas renomados como: Cachorro Grande, Ratos de Porão, Nação Zumbi e CJ Ramone (último baixista da lendária banda norte-americana Ramones).

Além de contar com artistas convidados,o Araraquara Rock sempre seleciona bandas independentes que estão em busca de um lugar ao sol na cena musical alternativa.

O Araraquara Rock foi realizado em vários lugares da cidade como: pavilhão da Facira, Sesc Araraquara mas, desde sua quarta edição,é realizado no Teatro de Arena “Prefeito Benedito de Oliveira”. Porém, o show de abertura tem acontecido no Sesc da cidade.

“Em 2007, o festival foi indicado pelo Prêmio Toddy de música independente, na categoria de Melhor Festival Independente ao lado de grandes festivais do país como Tim Festival, Claro que é Rock, Nokia Trends, entre outros", afirma Brunetti.“Em 2008 o Araraquara Rock teve a sua maior edição, com recorde de público e, aproximadamente, 10 mil pessoas, em todos os dias, e 40 artistas entre os convidados e selecionados”,completa.

Banda já se apresentou duas vezes

A banda Mothercow,de São Carlos (SP), já se apresentou duas vezes no Araraquara Rock, em 2008 e 2009. O grupo, que pratica um southern metal (mistura de souther rock com heavy metal), foi formado em 2008 e conta com 1 CD-demo.

Atualmente, a banda vem preparando seu primeiro álbum. Formada por Guizão (Vocal,) Kenny (Guitarra), Maurão (Bateria) e Anthony (Baixo) a banda vê o Araraquara Rock com grande importância para a cena independente da música pesada.“O Araraquara Rock é um dos poucos festivais da região que ainda se importa com o Rock e em manter essa cultura. Existem muitos roqueiros por aqui e não temos nada, nem eventos, festivais e bares que incentive essa cultura. O festival ajuda muito isso e acredito que só vem a crescer com o passar do tempo e faz com que as pessoas vejam que o rock não é moda e sim cultura”, diz o guitarrista Kenny.

A Mothercow se apresentou em vários palcos da região, mas descreve a apresentação no festival como única, como nos afirma Kenny: “é uma sensação muito boa, pois é um festival grande onde muitas pessoas da região vão para assistir e conhecer as bandas que tocam. Nós tocamos por dois anos seguidos e foi muito bom, porque muita gente conheceu nosso trabalho no Araraquara Rock. É um evento sempre bem organizado e com bandas bem legais”.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/