mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Itápolis registra doação de sangue acima da média regional

Por: FRANCISLÉIA REGINA DE FAVERE

07/04/2010

O volume de doadores de sangue em Itápolis supera outros municípios da região. Nas últimas cinco campanhas de doação de sangue a cidade atingiu a meta de doação, o que a coloca dentre as mais solidárias do Estado. É considerado ideal que cerca de 2% da população doe sangue.

Na última coleta, realizada no início de março pela equipe da UNESP, foram coletadas 123 bolsas de sangue dentre 166 doadores. Houve 43 pessoas que não puderam doar por estarem inaptas e ou por desistência.

Na campanha anterior, no ano passado compareceram 179 doadores e por isso a doação de sangue na cidade de Itápolis é considerada uma das melhores da região. Por Itápolis não ser um banco de sangue é surpreendente o resultado dessas campanha de doação.

A UNESP de Araraquara vem prestando serviço na coleta de sangue desde agosto de 2003 por determinação da lei federal n° 10.205. Por isso a coleta de sangue só pode ser feita em hemonúcleo autorizado e com agendamento prévio e não mais nos hospitais.

Essa mudança beneficiou os pacientes que necessitam da transfusão de sangue, melhorou os serviços hemeterápicos padronizando todo procedimento e o processamento do material coletado.

Com isso o trajeto da bolsa de sangue após a sua coleta é feito em caixas térmicas padronizadas e mantidas na temperatura adequada. Um termômetro assegura o controle da temperatura para preservação do sangue.

Em Araraquara as bolsas de sangue são armazenadas e serão usadas quando houver necessidade nas transfusões de sangue.

A biomédica Rosemary De Martin Velludo diz que "o contrato entre a Santa Casa e a UNESP com a interferência administrativa da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência Farmacêutica é renovável anualmente, sendo que pretendemos continuar com a parceria que está dando muito certo”.

A previsão das campanhas externas de doação de sangue é de quatro ao ano.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/