mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Caravana da Cultura de Novo horizonte inclui livros entre as atrações

Por: EVANDRO JOSÉ GOULART MENDES

31/03/2010

No ano de 2009 foi implantada na cidade de Novo Horizonte a Caravana da Cultura, a qual visa a cada mês visitar um bairro diferente da cidade para levar música caipira e exibição de filmes. Para incrementar a Caravana, foi solicitada ao governo do estado a doação de livros para criar uma biblioteca itinerante e os volumes chegaram.

A autora do pedido é a assessora adjunta de Cultura, Andréia Pereira, que também é responsável pela Caravana.A princípio foram disponibilizados para a biblioteca itinerante 110 livros de diversos autores, como Rachel de Queiroz, Carlos Heitor Cony e ainda títulos magníficos como Histórias da África, de Gcina Mhlope, obra ilustrada destinada ao público infanto-juvenil. A biblioteca começará funcionar a partir do mês de abril, garante a assessora.

Andréia ressaltou que esse é mais um grande passo para fortalecer e diversificar a cultura na cidade, como foi com os dois projetos que iniciaram a caravana, o de música caipira e a exibição de filmes nacionais. Os filmes atraem bom público pois a cidade não tem cinema.

A música caipira é realizada por duplas de violeiros amadores da própria cidade, recrutados a partir de um cadastro mantido pela Diretoria de Cultura. Quando não chove, as apresentações reunem quatro duplas. Mas como as apresentações são realizadas geralmente em espaços abertos, as chuvas dispersam o público e os artistas.

Os filmes exibidos são projetados em telões, a partir de DVDs obtidos em locadoras. Para cada filme a Prefeitura recolhe os direitos autorais para garantir a legalidade da exibição. A regra é só exibir filmes nacionais que tratem de temas relevantes para a compreensão da sociedade brasileira. O público desses eventos, segundo a assessora Andréia, gira em torno de trezentas pessoas.

Andréia destacou que “a biblioteca itinerante chega com os objetivos de levar a leitura a esses bairros mais distantes para proporcionar o hábito do prazer pela leitura e estimular a participação de pais e filhos em torno desse maravilhoso hábito”.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/