mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

DPVAT: um benefício que poucos sabem como usar

Por: LUIS GUSTAVO RIZZO

16/03/2010

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre(DPVAT), cobre vidas no trânsito, ele indeniza vítimas de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre.

O seguro é destinado, exclusivamente, a danos pessoais e não prevê cobertura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos.

Em caso de acidente, as situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, com despesas comprovadas e atendimento médico-hospitalar.

A obrigatoriedade do pagamento garante, às vítimas de acidentes com veículos, o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com a sua responsabilidade.

Segundo o Sindicato das Corretoras de Seguro do Estado de São Paulo (SINCOR), somente 10% das pessoas que tem o direito de usar o DPVAT fazem uso.Por conta disso, os corretores estão fazendo um alerta, para que esse direito não seja perdido e não caiam na mão de golpistas.

Para o vendedor Marcos Antonio Gagliardo, morador de São Carlos(SP),no momento de dor, a tentativa de golpe acontece. Ele perdeu o filho num acidente de moto e a funerária se encarregou de pedir o valor do seguro obrigatório, mas,segundo ele, queria pagar um valor bem menor do que tinha direito.

O delegado da Circunscrição Regional de Trânsito(CIRETRAN), Edvaldo Ravenna Picazo de Araraquara(SP), diz que esse tipo de situação somente acontece porque ainda tem muita gente que não conhece o direito do seguro, não sabe em que casos ele pode ser acionado, como pedir, qual o valor do beneficio.

"O valor da indenização é de até R$ 13.500,00 por vítima, variando conforme a gravidade das seqüelas e de acordo com a tabela do seguro de acidentes pessoais",explica o delegado.

"Você mesmo dá entrada nos pedidos de indenização ou de reembolso, o procedimento é simples, gratuito e não exige a contratação de intermediários, basta juntar a documentação necessária", finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/