mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Bairros de São Carlos sofrem com proliferação de carrapatos

Por: MARIANA LEMES

03/03/2010

Devido ao calor excessivo, alguns bairros de São Carlos (SP) sofrem com grandes manifestações de carrapatos. O Centro de Zoonoses envia agentes para dedetizar e roçar o mato dos locais mais afetados.

Os bairros Cidade Aracy, Aracê do Santo Antonio e Jardim Novo Horizonte são os locais onde ocorre a maior incidência desses parasitas. Na cidade não há registros de pacientes com febre maculosa (doença transmitida pelo parasita Amblyomma cajennense, conhecido popularmente como carrapato-estrela). O local mais próximo com casos desta doença fica na região de Piracicaba (SP).

De acordo com o veterinário da Vigilância Epidemiológica e também responsável pelo Centro de Zoonoses de São Carlos, Guilherme ..., a população não deve se preocupar com a febre maculosa, mas sim com o poder de proliferação dos carrapatos e com os cuidados que devem tomar com seus cães e gatos.

As pessoas devem observar atentamente seus animais e também o ambiente em que eles vivem. O tratamento mais indicado para os cães e gatos são as coleiras anti-carrapatos, objetos capazes de acabar com os parasitas. Os cuidados com o ambiente são de muita importância, pois cerca de 80% dos carrapatos se encontram fora do corpo dos animais. Terrenos baldios também são alojamentos para eles, merecendo atenção especial.

Cães e gatos com carrapatos não transmitem a febre maculosa ou qualquer outra doença para o ser humano. A febre maculosa é transmitida apenas pelo carrapato-estrela que é encontrado em animais como capivaras, cavalos e no gado.

Para mais informações a população de São Carlos pode entrar em contato com Vigilância Epidemiológica, através do telefone (16)3307-7405, ou pelo e-mail sau_vepi@saocarlos.sp.gov.br.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/