mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto de internet gratuita deve ser iniciado em 30 dias

Por: FELIPE TURIONI MARTINS

03/03/2010

A distribuição gratuita de sinais de internet via rádio em Araraquara, através do projeto Internet Para Todos, deve ser iniciada em até 30 dias. A informação é de Luiz Zucarelli, coordenador executivo de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Governo, e responsável pelo projeto.

Inicialmente prevista para ser concluída em dezembro, a instalação das 16 antenas de recepcção e envio do sinal de internet está em fase final. “Apenas duas torres faltam ser instaladas na cidade. O atraso é devido às chuvas, que prejudicaram a montagem”. A expectativa é de que o sinal, que terá velocidade de 64 Kbps, chegue a toda cidade. Somente após o início de operação das antenas é que será possível medir o nível de recepção da internet, por isso, Zucarelli não garante que inicialmente a cidade fique totalmente coberta pelo sinal e nem afirma com certeza como será a qualidade do sinal.

A perspectiva do coordenador é de que Araraquara seja transformada em uma cidade mais moderna a partir do Internet Para Todos. “O projeto será fundamental para que o cidadão esteja mais incluído”, ressalta, esperando que Araraquara torne-se modelo para outras cidades da região.

A importância para a inclusão digital é também a ideia defendida pelo especialista em sistemas de informação Danilo Lutz. “Apesar de proporcionar uma conexão com velocidade não muito alta, será importante para inclusão daqueles que não têm tantos recursos”.

Lutz vê também a possibilidade de a distribuição da internet gratuita ser responsável pela queda de uma fatia do mercado. “Pacotes como o de internet limitada de algumas operadoras podem deixar de existir na cidade, já que nem todos precisam de uma conexão rápida. Já ouvi muita gente dizendo que vai deixar de pagar”. Segundo ele, os pacotes empresariais são os únicos a ter futuro garantido.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/