Ageuniara

Igreja Matriz de Araraquara promove concertos de Natal

Por: RUBENS ROMÃO CORRÊA JÚNIOR

30/11/2009

Em preparação à festa do Natal, a igreja matriz de São Bento,de Araraquara(SP), promoverá “Concertos de Natal”, pequenas apresentações de corais e grupos da cidade. As apresentações acontecerão no altar da igreja, sempre após as missas dos finais de semana. Serão apresentadas de três a quatro obras natalinas.

O padre Marcelo Aparecido de Souza, pároco da igreja, conta que quando pensou em “Concertos de Natal” foi em vista de preparar melhor a comunidade para a Festa do Natal. Segundo o padre, sensibilizar os corações para este momento que, pela fé, nos encontramos com Deus que se fez homem, encarnando-se no seio Virginal de Maria e elevando nossa pobre humanidade em uma abençoada criação.

“A tradição de concertos é algo típico da Igreja, sobretudo no continente Europeu. Os concertos acontecem para despertar a alegria do encontro com Jesus, Luz dos povos. É o salvador que vem até nós e, por isso, devemos nos preparar bem para sua chegada, aliás, como Exupery já nos disse: quando o amigo anuncia sua chegada às quatro da tarde desde às duas já estamos alegres pela sua proximidade. Os concertos serão essa manifestação: estamos felizes com a vinda do Salvador, temos motivos para festejar e festejarmos bem essa chegada”, afirma padre Marcelo.

O religioso diz, ainda, que deseja que haja uma boa recepção por parte da comunidade aos concertos, até porque é um momento de cultura e arte. “O público que esperamos é a assembléia que já participa da comunidade e desejamos, claro, que mais pessoas possam vir participar. Eu creio que evangelização também se faz desta maneira, utilizando-se dos mais diversos meios, quer seja na cultura ou na sociedade, temos e podemos usá-los para fazer o evangelho mais acessível a todos. O evangelho deve ser levado a todas as pessoas e de maneiras mais diversificadas, a música é uma forma de expressar a beleza de Deus e atrair pessoas a Ele”, explica.

Padre Marcelo diz que os corais que se apresentarão foram convidados por uma equipe da Igreja Matriz que o auxiliou, pois a mesma conhecia os corais existentes na cidade. Muitos outros foram convidados, mas por indisponibilidade de data e de equacionar compromissos não puderam atender o convite. “Somos gratos a todos, pois todos se mostraram dispostos a nos presentear com a sua arte musical. A apresentação se dará no altar da Igreja Matriz de São Bento, após as missas nos finais de semanas. Serão apresentadas de três a quatro obras de referência natalina”, conclui.

A cantora Angélica Ferreira, frequentadora da igreja há 20 anos, afirma que a iniciativa do padre é maravilhosa, pois ajuda os fiéis a aquecerem o espírito natalino. "A igreja matriz realmente precisava de algo assim, as apresentações deixarão as pessoas mais próximas da igreja, além de oferecer belos expetáculos", diz.

PROGRAMAÇÃO

28/11 (sábado) às 19h:Missa em Italiano / Coral Italiano.

29/11 (domingo) às 19h30: Musical Tom sob Tom.

05/12 (sábado) às 19h: Coral Lysianias de Oliveira Santos.

06/12 (domingo) às 10h:Coral Interativo e às 19h30 apresentação dos Românticos da Seresta.

11/12 (sexta-feira) às 20h:Presépio vivo (com alunos do Externato Sta. Terezinha).

12/12 (sábado) às 19h: Coral Vivace.

13/12 (domingo) às 10h:Sopro e Companhia e às 19h30, Conjunto Instrumental Feminino Uniara.

19/12 (sábado) às 19h:Cantus Nobile.

20/12 (domingo) às 19h30: concentração de corais da 3ª Idade.

Fonte: Igreja Matriz de São Bento



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/