mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Medico afirma não haver fiscalização para a obtenção de atestados

Por: MOSIAH GONZAGA DE MARIA

22/09/2009

Médico explica não haver limite no número de atestados que cada profissional pode assinar. Por isso muitas pessoas pedem falsos atestados para faltar ao trabalho ou fazer alguma prova atrasada sem mesmo estar doente ou passar por uma consulta.

De acordo com o médico Luis Torchio, infectologista, infelizmente para obter atestados no Brasil é muito fácil e por causa disso médicos que não levam a profissão a sério acabam com a credibilidade de todos. Algo que era para ser uma prova de que a pessoa está doente acaba virando um meio de burlar o sistema.

Há médicos honestos que não dão atestados se a pessoa não estiver doente. "Ainda há muitos assim, mas infelizmente é muito difícil fiscalizar todos os médicos; ficamos a mercê da honestidade de cada um", afirma o Dr. Torchio.

Há pessoas que admitem já ter pedido falsos atestados a médicos, como é o caso de Walisson Pereira Lopes. Por algumas vezes Lopes pediu atestado a um médico que é seu amigo sem nem mesmo estar doente ou passar por uma consulta. Walisson acha mais fácil pedir um atestado do que inventar desculpas para o chefe.

Daniel Monteiro diz também utilizar desse mesmo método, mas em seu caso o médico não era amigo nem conhecido. Ele passou por uma consulta, mas não estava doente, apenas machucou o pé. Monteiro preferiu voltar ao posto de saúde e pedir um atestado para o mesmo médico que o examinou. Com muita facilidade o médico emitiu o documento, sem nem mesmo questionar se isso era motivo para não fazer uma prova.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/