Ageuniara

Secretário lança projeto "Criança Ecológica" em Araraquara

Por: DANIELLE CRISTINA REAL DE AQUINO

09/09/2009

Araraquara(SP) é uma das cidades do interior de São Paulo contemplada com o projeto pedagógico "Criança Ecológica" de iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

No dia 20 de agosto,cidade recebeu o secretário estadual de meio ambiente, Xico Graziano, que lançou o projeto durante a posse do secretário municipal de meio ambiente Gene Catanozi, no teatro municipal.

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri(PMDB) e o Secretário Xico Graziano assinaram o termo de compromisso que visa a implantação do programa "Criança Ecológica". O programa deve ser implantado em todas as escolas municipais de ensino fundamental e a prioridade é trabalhar com crianças de oito a dez anos.

O projeto apresenta uma proposta inovadora de educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar as crianças para os problemas ecológicos e despetar atitudes de preservação e de contribuição com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Foram montados na capital do estado cinco centros de educação ambiental para receber professores e alunos participantes do projeto com o objetivo de incentivar a crinaça a proteger o meio ambiente.

As visitas podem ser realizadas a partir de quatro agendas de cores diferentes: a azul representa a água, a verde corresponde à fauna e à flora, a cinza à poluição e a amarela simula o aquecimento global e a educação para a vida.

Araraquara já recebeu da secretaria de estado um material didático para que a criança seja incentivada a participar do projeto. Cartilhas com personagens infantis trazem a informação de forma lúdica e interativa.

De acordo com Valéria Braga, coordenadora da Sala Verde “Darcy Ribeiro”, localizada na biblioteca municipal da cidade, o material do programa é interessante e inteligente, pois trabalha a linguagem da faixa etária que quer atingir.

“O programa é muito importante e pensou num material específico para essa faixa etária, de oito a dez anos, é um material lúdico, com personagens que chamam a atenção da criança”, comentou Valéria.

Na cidade, serão contempladas 5.832 crianças do ensino fundamental, do 2º ao 5º ano. As EMEFs "Maria de Lourdes Silva Prado" e "Eugênio Trovatti" e o CEC "Aléscio Gonçalves dos Santos" já desenvolvem o projeto com os alunos.

Alunos e professores do CEC "Aléscio Gonçalves dos Santos" realizarão visitas no final final deste mês aos espaços montados na capital para que as crianças possam conhecer um pouco mais do projeto.

A professora da Oficina de música do CEC, Sarah de Oliveira Lollato, que trabalhou durante três anos na Oficina de pesquisa ambiental, ressaltou a importância do projeto. “É um projeto que sensibiliza e disperta a criança para gostar de plantas, do contato com a natureza e faz com que ela pense em ações mais globais”, finalizou Sarah.

Para conhecer um pouco mais do Programa "Criança Ecológica" basta acessar o site www.criancaecologica.sp.gov.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/