Ageuniara

Lei antifumo: bitucas incomodam moradores de Araraquara

Por: MANOELA DE MIRANDA MARQUES

16/09/2009

Entrou em vigor no dia 7 de agosto de 2009 a lei que proíbe fumar em locais fechados.Essa mudança atingiu um número muito grande de pessoas, inclusive não fumantes, pois afeta diretamente o funcionamento de muitos locais públicos ou privados, como bares e estabelecimentos onde não é mais permitido o uso do cigarro.

Além das alterações na rotina dos bares, um grave problema surgiu em Araraquara(SP), com a nova lei. Não podendo mais fumar dentro dos locais, as pessoas fazem isso nas ruas e jogam as bitucas no chão. Sempre foi comum esse tipo de lixo nas ruas da cidade, mas a quantidade aumentou muito e isso tem causado revolta na população.

A funcionária da limpeza pública,Ana Souza,garante que o número de bitucas jogadas nas calçadas aumentou consideravelmente. “Há alguns anos eu limpo as ruas do centro da cidade e nunca tinha visto tanta sujeira de cigarro como agora”, afirma.

Segundo Ana, o problema ocorre principalmente perto de bares. Nestes locais, as pessoas fumavam com mais frequência e, agora, a lei obriga que saiam para fazê-lo e, sem ter onde jogar os restos do cigarro, acabam por poluir as ruas.

O publicitário e morador de Araraquara, Wanderson Astorino, está insatisfeito com a situação. Para ele, deveria existir também uma lei que multasse as pessoas que sujam as ruas.“É muito triste ver que as pessoas não tem consciência do prejuízo que causam sujando as ruas dessa maneira.Alem de estarem maltratando seu próprio corpo com o cigarro, ainda maltratam a natureza com o lixo”, desabafa Astorino.

Para resolver o problema da sujeira nas ruas, a empresa que cuida da limpeza pública de Araraquara alertou os funcionários para dar mais atenção aos locais onde a concentração de bitucas e restos de cigarro é maior.

A nova lei antifumo tem como objetivo melhorar a saúde e qualidade de vida da população, mas precisa de uma política de conscientização aos fumantes para que, além de obedecer a lei, entendam todos os prejuízos causados pelo cigarro.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/