mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ensino de língua espanhola pode não ser implantado no prazo

Por: FLAVIA CHIOSSI POLI

08/09/2009

Aprovada em 5 de agosto de 2005, a Lei 11.161, que obriga implantar o ensino de língua espanhola nos currículos plenos do ensino médio, define o prazo limite de mais seis meses para a oferta da disciplina. Mas nas escolas públicas nada foi feito até agora para cumprir a lei.

Segundo Adimar Hitomi Shirai, supervisora da Diretoria de Ensino de Araraquara, faltando um semestre para esgotar o prazo que a lei estabeleceu para o oferecimento da Língua Espanhola, em praticamente nenhum estado foram dados, pelos governos estaduais, os passos necessários para realizar essa implementação nas escolas.

"Para nós, o termo de implantação ainda não foi disciplinado. Não sabemos se será colocado apenas como orientação ou como obrigatoriedade", diz a supervisora.

Para incluir a nova disciplina é preciso reformular as grades curriculares. "Para nós nada foi informado, não temos o que dizer", reforça Adimar, para quem a preocupação da Diretoria agora, se concentra especificamente na reposição de aulas.

Sandra Maria Frajácomo, diretora da Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), acredita que as escolas de Araraquara têm total suporte para a nova disciplina, mas também questiona a forma de implantação do espanhol. "Tem que ser algo muito bem programado, estabelecendo uma nova grade de matérias para que nenhuma mudança seja feita sem o consenso de alunos, professores e diretores", alerta, e confirma: "O maior problema até agora é que realmente não nos passaram nada ainda, acho realmente difícil que esse prazo [de seis meses]seja cumprido".

Samira Lollato, estudante do 2º ano do ensino médio, aprova a ideia. "Acho importante mais uma língua na nossa grade; importante para nós alunos, para o nosso ensino e no nosso currículo, no nosso futuro", afirma, acreditando que seja uma lei para melhoria do ensino público.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/