mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Supermercados de Descalvado vão eliminar sacolas plásticas

Por: LELIETE BIZARI

30/06/2009

Os 33 supermercados da cidade de Descalvado fizeram um acordo com o Ministério Público para a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis até o final de 2009. A partir de 1º de janeiro de 2010, quem descumprir o termo de conduta firmado recebe multa de R$ 10 mil por infração cometida. A cidade de Descalvado será a primeira do país a desenvolver esta iniciativa.

De acordo com o promotor do Meio Ambiente de Descalvado, Alexandre Andrade Pereira, os próprios supermercados vão oferecer as sacolas retornáveis aos clientes. “Os supermercados vão se unir para fazer um pedido único para baratear o custo das sacolas e vão repassá-las por esse valor para a população”, explicou o promotor.

O presidente da Associação Comercial de Descalvado, José Alberto Bonani, acredita que a conscientização da população será um desafio pois é muito cômodo para o consumidor passar na frente do estabelecimento e entrar sabendo que vai levar o produto acondicionado na sacolinha.

Alguns estabelecimentos já fazem esse trabalho de mostrar as vantagens das sacolas retornáveis e outros estão com o projeto em fase de implementação.

O Supermercado Doni, em Descalvado, já realizou uma campanha denominada “Salve o planeta terra” meses antes da do acordo. Nesta campanha a empresa utilizou um modelo de sacola de tecido que foi considerado ideal e será o modelo a ser utilizado agora nos demais supermercados da cidade.

Em Araraquara, o Extra Supermercados ainda não possui as sacolas para que o cliente as adquira, mas uma funcionária garantiu que as peças já estão sendo providenciadas. “Ao passar pelo caixa, o cliente será incentivado pela operadora a comprar a sacola retornável”, relatou a funcionária quando questionada sobre o possível método que será adotado pelo supermercado para incentiar o uso de sacolas retornáveis.

Porque abandonar o plástico

Ele é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos.

No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos. Além disso, a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora de energia(este montante daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por uma hora), sem contar a água utilizada no processo.

Há outro grande problema: os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/