Ageuniara

Cresce o número de revendedores autônomos no país

Por: NATHALIA DI BUONO NICOLA

14/05/2009

Com um pouco de investimento e muita determinação os revendedores autônomos ganham a vida através de suas vendas. Ao contrário do que muitos pensam, a profissão de revendedor é uma das mais antigas do mundo.

Segundo economistas, a profissão de revendedor tem grande importância na economia do país, pois além de ser bem vista no mercado, a função desses profissionais é facilitar o acesso dos produtos aos consumidores e ter um amplo campo de trabalho.

A procura por essa atividade cresce, a cada ano, e segundo dados da Associação Brasileira de Empregadores de Vendas Diretas(ABEVD), disponibilizados em seu site(www.abevd.org.br), esse ramo movimentou R$ 10,4 bilhões em 2008.

Ainda, de acordo com o site da ABEVD, entre as empresas mais populares no mercado estão a Avon, com 900 mil representantes no país e a Natura, com 420 mil.

Apesar do ritmo desacelerado da economia a renda dos vendedores cresceu 20% nesse semestre,segundo informações do site da ABEVD, um número animador para os trabalhadores da área.

Para o revendedor da Natura, Luis Durici,de São Carlos(SP), que atua na área há 13 anos, a maior dificuldade nas vendas é a grande concorrência no mercado. Segundo ele, alguns fatores fazem a diferença. “Carisma, boa apresentação, organização e persistência farão com que você se destaque em meio aos outros revendedores. Atualmente, sabemos que a situação não está fácil para ninguém, por isso precisamos saber para quem vendemos ou, então, sairemos no prejuízo”.

Entre dez mulheres entrevistadas,em São Carlos,pela reportagem da Ageuniara, 90% são consumidoras e muitas optam em comprar produtos revendidos pela facilidade e qualidade dos produtos.

A grande procura não está somente em adquirir esse trabalho, mas também na compra pelos produtos fornecidos.A dona de casa Rose Barbosa dá preferência pelos produtos de catálogos: “É bem mais fácil. No catálogo está tudo detalhado, basta você marcar e esperar que o produto chegue",destaca.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/