Ageuniara

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

Por: RENATA CRISTINA BERTOLDI

07/05/2009

A 11ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para pessoas com 60 anos ou mais, teve início no dia 25 de abril e deve se estender em todo o país até o dia 8 de maio (sexta-feira), nas Unidades Básicas de Saúde das cidades. Em São Carlos(SP), a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 21 mil idosos até o término da Campanha.

O objetivo da vacinação é reduzir o número de internações hospitalares decorrentes de agravamentos da gripe, como pneumonia. Dados do Ministério da Saúde indicam que, na população idosa, a imunização reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e entre 39% e 75% a mortalidade em decorrência da doença.

Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos,Edel Zóia, a vacina protege contra os principais vírus que estão em maior circulação a cada ano.“É importante que os idosos tomem a vacina anualmente, porque é um método seguro e eficaz de prevenir a gripe e suas complicações”, alerta Edel.

A vacina estará disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município, além de postos extras instalados no Mercado Municipal, no Shopping Iguatemi e em postos volantes nos km 220 e 222 da rodovia Washington Luís.

Ainda segundo Edel, os idosos que tenham dificuldade de locomoção também poderão receber a vacina.“Aqueles que não possam ir até uma unidade de Saúde ou aos postos extras instalados na cidade, poderão agendar na unidade mais próxima de sua casa um horário para receber a dose em sua própria residência”, explica.

A imunização é contra-indicada para pessoas com alergia a ovo e seus derivados ou que apresentaram reações graves a doses anteriores. A imunidade da vacina começa 15 dias depois da aplicação.

De acordo com a infectologista,Helena Magon, a vacina não provoca gripe, como muitos pensam.“A vacina é composta de proteínas de vírus mortos. Não é possível a proteína causar doença”, explica Helena.“O que acontece é que muita gente pensa que está gripada, mas pegou um resfriado”, conclui a médica.

A aposentada Hélia Lumini destaca que toma a vacina todos os anos.“Na primeira Campanha já fui até o posto para receber a vacina.Todo ano participo”, afirma Hélia. Ainda segundo ela,os meses mais suscetíveis eram os do inverno.“Agora quando percebo que o inverno chegou não me preocupo mais, porque já me vacinei antes”,conclui.

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/