mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Especialistas condenam o uso de anabolizantes

Por: RUBENS ROMAO CORREA JUNIOR

01/04/2009

O uso desenfreado de anabolizantes pode causar graves problemas à saúde, contudo, são cada vez mais usados por rapazes e moças interessados em esculpir uma forma física que obedeça aos padrões rígidos ditados pela moda.

Segundo o médico Dr. Bernardino Santi,de Araraquara(SP),o uso indiscriminado e sem controle médico dessas substâncias tem gerado problemas graves de saúde, morte e, inclusive,em gente muito jovem."Grande parte dessas drogas é vendida nas academias e entra no Brasil de maneira ilícita, sem que se saiba exatamente de onde vêm e como são fabricadas. Na pressa de conseguir o efeito desejado, muitos a utilizam em doses absurdamente altas que interferem no equilíbrio geral do organismo”, observa.

“Os esteróides anabolizantes foram descobertos em 1930 e, desde então, têm sido utilizados em várias situações médicas como a estimulação do crescimento ósseo, crescimento muscular e em condições debilitantes de portadores de câncer e AIDS”,completa o Dr. Santi.

A Psicóloga Márcia Pedroso Gonzáles,explica que o sintoma mais frequente do uso de anabolizantes é o notável aumento do volume corporal."Quem os consome sente-se mais enérgico e,frequentemente,tem um maior desejo sexual.Os efeitos colaterais são principalmente relacionados com a quantidade da dose. As doses altas podem provocar efeitos psicológicos, como mudança de humor,comportamento irracional e aumento da agressividade (frequentemente chamada fúria esteróide).”

"O uso de anabolizantes pode detectar-se até seis meses depois de ser interrompido. Existem análises laboratoriais que podem determinar a presença dos derivados dos esteróides anabolizantes na urina”,conclui Márcia

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/