mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Costureiras organizam cooperativa em Araraquara

Por: LELIETE BIZARI

17/03/2009

A Prefeitura de Araraquara e a Casa da Criança “Cristo Rei” participam de um novo projeto para geração de renda na cidade. A “COSTUARA” é uma cooperativa em formação, composta por mulheres do lar que, numa reunião de Orçamento Participativo, solicitaram subsídios para a realização deste trabalho que é coordenado pelo Fundo Social da Prefeitura.

Geni Pereira, representante das mulheres e também cooperada, afirma que o mesmo projeto está sendo desenvolvido na cidade de São Carlos, onde vem sendo bem sucedido.

Enquanto a Prefeitura subsidiou cursos e oficinas para as mulheres se especializarem no corte e costura, a Casa da Criança cedeu o espaço e algumas máquinas para a instalação da cooperativa.

A principal atividade desenvolvida no projeto COSTUARA é a confecção de uniformes, camisetas com silk, pijamas, aventais, guardanapos, camisolas e a confecção de “ecobags” – sacolas feitas de material ecológico e que diminui o uso de sacolas plásticas. A cooperativa aceita grandes encomendas de empresas e da Prefeitura mas também de particulares.

A representante Geni considerou de grande importância a divulgação do trabalho pois estão necessitando de mais encomendas e maior apoio. Como exemplo cita que o carnaval foi um bom período de trabalho, pois receberam encomendas de abadás para as festas que se realizaram em Araraquara e região.

A obra faz parte de um projeto para apoiar a geração de renda e a profissionalização através do trabalho coletivo. COSTUARA

Atualmente a cooperativa conta com onze costureiras, de todas as idades, e recebe suporte financeiro do Fundo Social da Prefeitura de Araraquara. O restante do capital utilizado nas confecções vem da venda das roupas produzidas. Peças únicas são vendidas na Loja Solidária, no Terminal de Integração. As cooperadas fazem uma poupança guardando 20% do valor de cada venda, o que garante um fundo de reserva para os próximos trabalhos.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/