mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Novo método propõe trabalhos escolares sem cópia da internet

Por: PAULO CELSO CHIARI

19/11/2008

Um projeto da Biblioteca Comunitária, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),recebeu um prêmio estadual por um projeto desenvolvido, há quatro anos, com estudantes da quarta série. O projeto intitulado “Caça Tesouro" tem como objetivo evitar os famosos “CTRL+C e CTRL+V” nos trabalhos escolares e estimular os alunos na pesquisa de assuntos com mais profundidade.

A proposta é mostrar aos alunos que existem várias fontes de pesquisa e que este trabalho, de descobrir novas informações sobre um determinado assunto, pode ser uma aventura interessante,buscando dados em livros, revistas,jornais, vídeos etc.

O projeto é desenvolvido em parceria com escolas públicas, para existir também a interação entre bibliotecário e professor.A iniciativa teve início em 2004, com alunos de quartas séries que já têm mais maturidade para entender os mecanismos de pesquisa.

Além de apresentarem a diversidade das fontes de pesquisa, a coordenadora do projeto orientou os alunos sobre como fazer resumo das pesquisas.

Os alunos são acompanhados durante um ano e devem fazer pesquisas sobre um determinado tema. A última turma de alunos que participou do projeto ficou responsável por pesquisar o tema "Reciclagem".

Os estudantes se dividiram em grupos e se informaram sobre assuntos diferentes relacionados ao mesmo tema como: reciclagem de papel, madeira, plástico, etc. No final do ano de 2007, o material da pesquisa foi transformado em um livro distribuído,entre eles.Este o livro tem, inclusive, ilustrações feitas pelos próprios alunos.

Com isso, os alunos ficam mais entusiasmados em aprender, buscar novas informações e se interessam mais pela leitura, o que se refletiu no aprendizado escolar.

As professoras das turmas que participaram do projeto notaram que na 5ª série os alunos fizeram trabalhos bem mais elaborados em relação à pesquisa.

A bibliotecária e uma das coordenadoras do projeto, Deise Belisário, disse que obtiveram vários frutos e o maior deles é a mudança de atitude das crianças com relação á pesquisa e a leitura.Já,Teresa Bessi Lopes, coordenadora, reforça: “Esperamos que eles levem isso para o resto de suas vidas”.

Luana Salles, aluna do projeto, diz que antes colava e dava uma lida "mais ou menos" e não prestava muita atenção, agora lê e entende.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/