Ageuniara

Inaugurado em São Carlos Parque Eco-Tecnológico

Por: DANIEL SILVA MONTEIRO

07/11/2008

Idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de fomentar empreendimentos inovadores em áreas estratégicas de desenvolvimento, como microeletrônica, nanotecnologia, bioenergia e tecnologia da informação, o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos já está em funcionamento em várias cidades do estado. Em São Carlos o novo parque opera desde agosto, tem três empresas instaladas e 27 lotes vendidos, dos cinquenta disponíveis.

O projeto tem apoio decisivo da Fapesp, que desenvolveu diversos estudos de viabilidade técnica e econômica, por meio de parceria entre os setores público e privado.

De acordo com a assessoria de imprensa, o novo Parque tem o objetivo de ser uma âncora para o desenvolvimento de vários setores da cidade. A atuação inclui captação de investimentos para desenvolvimento e implantação de projetos imobiliários, atração de investimentos tecnológicos de inovação e criação de novas empresas em uma área de um milhão de metros quadrados e investimentos em torno de R$ 20 milhões.

Contudo, ainda existe desconfiança por parte de vários empresários que trabalham com ciência e empreendedorismo. Um deles é Evandro Henrique Valentim, dono de uma empresa de automação industrial, que afirma existir “muita imagem e pouca ação em empreendimentos como esse”.

“Minha empresa faz parte de uma incubadora, que deveria dar suporte técnico, consultoria, assessoria a preços mais baixos. Contudo, isso não ocorre. O que se vê é apenas uma fachada bonita mas com pouca estrutura e retorno para quem está incubado.”

Ana Lúcia Torkomian, professora da Universidade Federal de São Carlos e elaboradora do estudo “Perfil Industrial e Infra-Estrutura de Ciência e Tecnologia”, afirma que o novo Parque tem tudo para dar certo, desde que seja dada a devida atenção ao projeto.

“É fato que muitas iniciativas passadas ficaram defasadas ou não deram certo por falta de continuidade. Mas também deve ser ressaltado que essas iniciativas careceram de estrutura profissional de trabalho, estudos para sua implantação e um real investimento da iniciativa privada. Esse novo Parque já começa de maneira correta, com estudos, pesquisas e parcerias firmadas.”

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/