mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Dólar afeta comércio de São Carlos

Por: MARILIA VILLARI VIEIRA

29/10/2008

Sem estabilidade,o dólar trouxe preocupação para o mundo inteiro.Quem afirmou que a crise não chegaria ao Brasil,já deve ter mudado de opinião.Muitos produtos tiveram um grande aumento no preço, como os eletrônicos, os automóveis, comida, entre outros.

Um dos setores mais atingidos foi o comércio.Em São Carlos (SP) não foi diferente.Os comerciantes,sobretudo das lojas de importados e eletrônicos, estão descontentes com o movimento no comércio.

p>Visivelmente o comércio teve queda e é possível ver as lojas vazias e muitos comerciantes parados em frente suas lojas reclamando da queda no movimento local.

“Com o preço do dólar em alta ficou praticamente inviável a redução de preços nos produtos,sem contar que não há disponibilidade de produtos para exportação,muitos estão em falta.Tivemos uma redução de 70% no movimento e ninguém quer comprar e nem entrar em dívidas, ainda mais que os juros subiram”, afirma Lucas Formigoni gerente de uma loja de eletrônicos da cidade.

A dona-de-casa Benedita dos Santos disse, em entrevista, que se continuar desse jeito o fim de ano vai ser magro.”Está tudo muito caro e os juros estão absurdos.Meus filhos, infelizmente, terão de esperar um pouquinho para ganhar o presente”.

De acordo com José Eduardo Casemiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos(ACISC), a crise econômica mundial ainda não afetou o comércio de São Carlos."Apesar da constante abordagem nos notíciários, o assunto está um pouco distante dos consumidores sãocarlenses, que deverão manter a tradição e utilizar o 13º salário com a compra de presentes de natal", comenta.

Porém,Casemiro enfatiza que tantas mudanças não permitem o cálculo do volume de vendas no final do ano. "Devemos verificar como o mercado se comportará nos próximos dias. Só assim teremos condições de desenvolver uma estimativa", finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/