Ageuniara

Café destaca-se como ponto de encontro social e político

Por: MARILIA VILLARI VIEIRA

01/10/2008

São Carlos possui um bar famoso,localizado na área central, pelos encontros políticos,atendimento e reuniões de amigos.Popularmente conhecido como "Café Dona Júlia", o local, fundado em maio de 1980, recebeu este nome devido a irmã de um antigo dono. Em 1984,Gabriel Dias Neto tornou-se o novo dono do bar e permanece até hoje.

Segundo ele,cerca de 200 pessoas passam pelo "Café Dona Júlia" diariamente e o dia de maior movimento, apesar de estar sempre cheio, é o sábado pela manhã.Em épocas eleitorais o bar torna-se ponto de encontro de políticos e de grandes negociações.

Para o sociólogo Fernando Nogueira, de São Carlos(SP), o fato de o bar estar localizado no centro da cidade, próximo a locais políticos como a Câmara Municipal e prefeitura, além de espaços de sociabilidade, como antigos restaurantes e bares fez e faz do "Café Dona Júlia" uma referência na história política da cidade."O bar, sem dúvida, está a caminho de um processo decisório da política local,pois hoje a região central está em processo de declínio e isso poderá afetar essa relação bar, freqüentadores e própria historia local", argumenta Nogueira.

Para Luiz Carlos Martins, um dos frequentadores do "Café Dona Júlia",o local é fundamental para fazer e manter contatos sociais e empresariais porque reúne pessoas importantes da cidade.

O "Café Dona Júlia" funciona diariamente,de segunda à segunda, das 6h às 21h30 e está localizado na avenida São Carlos, esquina com a Rua 7 de Setembro, no centro.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/