Ageuniara

Projeto Guri apresenta aulas-espetáculo em Araraquara

Por: RODRIGO FERNANDO MICHELUTI

01/10/2008

O pólo do Projeto Guri em Araraquara(SP), apresenta nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, a segunda edição do circuito de aulas-espetáculos.Além do caráter padagógico para os alunos do projeto, o circuito visa fazer a inclusão de alunos com grupos que já trabalham com música.

O primeiro circuito realizado entre os meses de maio e junho,deste ano, foi um sucesso e percorreu 11 cidades do interior e litoral de São Paulo."Agora, o projeto espera ter o mesmo sucesso em todas as cidades que vai percorrer na segunda edição do circuito", afirma Cristiane Santos, responsável pela programação e coordenadora de logística do Projeto Guri.

Araraquara vai receber o grupo Anima como convidado na aula-espetáculo que vai ser realizada neste pólo. O grupo tem em suas músicas uma estreita afinidade existente entre as músicas realizadas pela sociedade brasileira, afastada do processo de industrialização e entre o legado escrito da música da Idade Média, da Renascença e do Barroco.

O Grupo Anima trabalha com criação musical desde 1992. Considerado inédito em termos estéticos e conceituais, alia a tradição musical brasileira à suas origens e influências da tradição ibérica medieval, renascentista e barroca.

Mesmo tento um caratér pedagógico, as aulas-espetáculos, não são restritas aos alunos do projeto,mas aberto para toda a população. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados no local da apresentação.

Projeto Guri

O Projeto Guri é uma Organização Social de Cultura, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical.

Criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri avançou por etapas fundamentais até chegar ao alcance hoje reconhecido.

A entidade conta com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 40 mil crianças e jovens, em 371 pólos, e se configura como um dos mais bem sucedidos projetos da área sociocultural. Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto Guri podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Em Araraquara o Projeto Guri foi inaugurado em setembro de 2006 e segue sucesso absoluto.O pólo de Araraquara funciona às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 18h, com a orientação de seis instrutores de música. As aulas são realizadas na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, no centro da cidade.

Inscrições

Os interessados devem procurar a Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 18h.Em Araraquara,o projeto está disponibilizando mais de 100 vagas para diversos instrumentos e mais 30 vagas para coral.

Há cursos disponíveis para instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo); sopro (flauta, saxofone, clarinete, trompete, trombone e bombardino); percussão e canto coral.

As vagas são para crianças e adolescentes matriculados na rede de educação municipal ou particular. Não é necessário ter conhecimento musical anterior para ingressar no projeto, que é totalmente gratuito.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/