[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Universidade de Araraquara - Uniara comunica que o início das aulas para os calouros dos cursos de Graduação Presencial será no dia 02 de março.

Atenciosamente,

Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Universidades Públicas de São Carlos criam novos cursos e vagas

Por: DANIEL SILVA MONTEIRO

26/08/2008

Universidades públicas de São Carlos estão criando novos cursos e ampliando o número de vagas nos já existentes, para suprir a demanda por profissionais capacitados.

A inauguração do Hospital Escola, melhorias no sistema rodoviário, ampliação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), inauguração do Campus 2 da Universidade de São Paulo (USP) e a ampliação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que adquiriu vários terrenos em volta de seu campus, mostram como a cidade de São Carlos está num processo de expansão.

Para acompanhar esse crescimento, as universidades públicas da cidade estão criando novos cursos e ampliando o número de vagas nos já existentes. O objetivo é suprir a demanda por profissionais e capacitar a população, o que aumenta as chances de emprego dos trabalhadores da região.

Na USP de São Carlos, o único curso que será implantado é o de Estatística. Contudo, seus principais cursos passam por um processo de ampliação, como informa a assessoria de imprensa da universidade: “A inauguração do Campus 2 abriu portas. Se antes não crescíamos por falta de espaço físico, agora temos outro terreno para melhor organizar os cursos. Com esse processo de mudança, podemos expandir e melhorar a estrutura oferecida aos alunos, aumentando o número de vagas por curso”. Estima-se que serão criadas 120 novas vagas, só no ano de 2009.

Já a UFSCar entra em outra frente, com a implantação de vinte novos cursos, criação de 829 vagas e ampliação do número de alunos para quase três mil. De acordo com sua assessoria, a universidade quer investir em “novas frentes com potencial de crescimento, principalmente na área de comunicação social e relações públicas. Por isso, um dos possíveis cursos a ser implantado é o de Jornalismo”.

Esse crescimento é bem-visto pelos profissionais e empresários de São Carlos, mas com uma importante ressalva: deve-se implantar e aumentar cursos, mas sem rebaixar o nível de aprendizado e de formação do aluno, como afirma Sérgio Parsek Parsekian, gerente da área de Tecnologia da Informação de umas da maiores empresas de óptica do mundo, a Opto Eletrônica: “O aumento de mão-de-obra capacitada é ótimo, desde que ela venha realmente capacitada. Se for para aumentar o número de profissionais só por aumentar, é preferível que esse investimento seja feito em outras áreas, como pesquisas etc. Mas se for bem implantado, esse aumento na qualificação é bem-vindo.”

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/