Ageuniara

Proerd comemora dez anos de atividades em Matão

Por: JOAO ALBERTO CHIARI

15/04/2008

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) desde 1998 está implantado na cidade de Matão com o objetivo de orientar crianças sobre os perigos das drogas. O programa começou com 610 crianças por ano e atualmente forma 1.500 por semestre.

No início o programa era desenvolvido em dez escolas do município e hoje se estende a todas as que oferecem o ciclo básico de estudos (1ª à 4ª série), públicas e privadas.

As aulas são lecionadas por um policial, que uma vez por semana vai às escolas e orienta os alunos das 4ª séries do ensino fundamental. As aulas são descontraídas e de uma maneira divertida ensinam as crianças a não entrarem no mundo das drogas. Para isso o policial conta com a ajuda de uma cartilha que todo ano passa por mudanças em seu conteúdo.

O número de ocorrências envolvendo crianças no tráfico e no consumo de drogas diminuiu 70% em Matão nesses dez anos, segundo o PM Carmo, professor do Proerd na cidade.

Em 2002, a Polícia Militar de Matão passou a ministrar para os alunos das 8ª séries uma espécie de reforço do que aprenderam no Proerd,que visava a ética e o civismo. Hoje o projeto não existe mais por falta de tempo dos policiais para elaborar conteúdo didático para as aulas, porém não está descartada a hipótese de voltar, segundo informações do PM Ramos, da 4ª Cia de Polícia.

Em dez anos o Proerd contou e conta com a ajuda de empresas, das escolas e dos meios de comunicação da cidade de Matão para que continue formando jovens longe do mundo das drogas.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/